Ficha Técnica
Título: Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos
Autora: Luciene Felix Lamy
Ilustrador: Marcos Garuti
Acabamento: Brochura
Coleção: Letras e Entrelinhas
Dimensões (AXC): 21,00 x 13,50
Páginas: 192
Área de interesse: Apoio Pedagógico/ Literatura
Obra da coleção “Letras e entrelinhas” auxilia educadores na relação entre mitologia e cotidiano
Como parte da coleção “Letras e entrelinhas”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos”, de Luciene Felix Lamy com ilustrações de Marcos Garuti. O volume é indicado para educadores e apresenta ao leitor alguns mitos greco-romanos, auxiliando no ensino de mitologia nas escolas. Em linguagem adequada ao nível de compreensão dos educandos, os contos são explorados e podem ajudar a contextualizar cenários sociais, conflitos pessoais e o mundo de um modo geral.
Através de relatos breves e claros sobre os textos mitológicos, a autora nos conduz à reflexão sobre a justiça, o amor, o trabalho, a vaidade, a ganância, o ódio e a vingança, explicitando arquétipos atemporais e revelando os princípios de sentimentos e conflitos universais que são inerentes a nós mesmos. Desta forma, os alunos podem aprender com a sabedoria dos antigos e, através desta reflexão, ter orientação sobre as escolhas, ordem e a harmonia, em contraposição ao caos.
Organizada em 21 capítulos, a obra oferece ao leitor uma árvore genealógica dos mitos e uma breve contextualização. Entre os mitos apresentados, estão: Palas Athena (Minerva); Apolo e Dafne; Rei Midas; Perseu e Andrômeda; Eco e Narciso; Sísifo; Pandora, Parmênides e Heráclito; Apolo, Quíron, Asclépio (Esculápio) e Hipócrates; Minotauro; Prometeu, entre outros.
Segundo a obra, os mitos são construções do imaginário humano. O homem elabora seus mitos para explicar e dar sentido à sua existência, construindo modelos de vida e de como viver. O mito é uma elementar forma de manifestação da linguagem avessa à forma tradicional da razão. Para a psicologia moderna, os mitos contêm uma significação de ordem psíquica cujo alcance se revela profundo e atemporal.
Para a autora, “a representação mítica, que, na origem primeva, detinha-se basicamente na garantia da vida, termina por exprimir conflitos intrapsíquicos da alma humana”, explica. Por isso, os mitos continuam sendo uma forma importante de compreensão da vida e dos conflitos humanos. Através dos mitos, recebemos exemplos de como solucionar estes conflitos e como superá-los. Compreender os mitos é uma forma de interpretar a humanidade, seus conflitos e expectativas e facilitar a compreensão destes temas.
O livro “Mitologia na escola – roteiro de leitura dos mitos” é indicado para educadores, professores, pais e todos aqueles que buscam trabalhar a mitologia relacionada com a vida humana e seus desafios.
Luciene Felix Lamy é formada em Filosofia pela PUC de São Paulo. Foi colunista de Filosofia na Carta Forense (SP) de 2006 a 2019. Atualmente, viaja com um pequeno grupo, visitando museus pelo mundo, sobretudo na Itália, onde discorre sobre as bases do Renascimento em solo medieval. Ministra o curso de Mitologia Greco-romana na Galleria Borghese (Roma), narrando os mitos diante das obras, e profere uma Introdução ao Renascimento na Galleria degli Uffizi (Florença). Desenvolveu trabalho sobre como decodificar um mapa de constelações astrológicas, baseando-se nos arquétipos dos mitos greco-romanos e analisando obras de grandes pintores e escultores de vários períodos da arte. No Brasil, residindo, atualmente, na cidade de Santos, também ministra palestras e cursos na Pinacoteca Benedicto Calixto, na Società Italiana di Santos e na Aliança Francesa de Santos.
Marcos Garuti nasceu em São Paulo, capital. Desenha desde pequeno. Ao longo do tempo, encontrou na colagem, na madeira, nas texturas, nos papéis, nas cores e nos carimbos aliados na construção de imagens. Ilustra livros infantis, juvenis, revistas e jornais. Ilustrou a Revista E, uma publicação mensal do Sesc São Paulo, onde teve a alegria de ilustrar, ao longo de quase vinte anos, um escritor ou um poeta por mês, e, com isso, ganhou, em 1999, o prêmio HQMix na categoria ilustrador. Pela PAULUS Editora, ilustrou os livros “Meus primeiros contos clássicos brasileiros”, “Lobato na Escola – Livro I – Roteiro de leitura da obra infantil e juvenil” e “Lobato na Escola – Livro II – Roteiro de leitura dos contos”.