Minha família quebra-cabeça | Paulus Editora

Releases

01/12/2016

Minha família quebra-cabeça

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Minha família quebra-cabeça
Autora: Ana Carolina Lemos
Ilustrações: Eliana Delarissa
Coleção: Poesia Livre
Acabamento: Brochura
Páginas: 32
Formato: 20.5 (larg) x 20.5 (alt)
Área de interesse: Infantojuvenil

“Existem famílias de todos os jeitos: pequenas, grandes, barulhentas, silenciosas”.

Para abordar um tema delicado, como as diversas formas de composição familiar, a PAULUS Editora publica a obra “Minha família quebra-cabeça”, de Ana Carolina Lemos e ilustrações de Eliana Delarissa. De forma divertida e educativa, a autora introduz os pequenos leitores num universo conhecido por muitas crianças: pais que se separam, a chegada de novos irmãos, padrastos e madrastas.

Para ilustrar o enredo, a idealizadora brinca com a imagem do quebra-cabeça, composto por muitas partes que, quando encaixadas, formam o todo. As separações e as novas uniões são uma realidade e, muitas vezes, não são esclarecidas nem envolvem as crianças, o que acaba por causar nelas um sentimento de perda e solidão.

Em “Minha família quebra-cabeça”, o pequeno Thiago relata como a sua família, composta de pai e mãe, tomou nova forma com o anúncio da separação dos pais. Com o fato, vieram as dúvidas, medos, incertezas e muitas mudanças. Logo o pai encontrou um novo amor, a Guilhermina, que já tinha filhos e estava grávida. “Nessa família gigante tem: meio-irmão, meia-irmã, padrasto, madrasta, cachorro, gato… De pedacinho em pedacinho, você vai tendo noção”, afirma o protagonista.

Ao ler a obra, o leitor é convidado a adentrar numa história muito presente na realidade de muitas famílias brasileiras. Apesar das dúvidas que possam surgir no coração das crianças neste momento difícil, a publicação ressalta que o amor é multiplicado, e não dividido. A leitura é indicada para todas as crianças e famílias que experienciam no seio familiar a incerteza que surge quando um casal decide se separar.

Nesta perspectiva, o presente livro busca ser um auxílio para pais e educadores, a fim de que as crianças compreendam que estas situações são normais e que não devem mudar a relação entre pais e filhos. “Cada um tem seu espaço para encaixar; é um grande quebra-cabeça essa família, que eu nunca pensei em encontrar”, salienta a obra.

Ana Carolina Lemos colhe palavras e ideias do solo da imaginação e segue a voar como pipa. E como pipa, suave e livre, aquieta histórias humanas e as deixa visitar papel e fazer morada. Assim nasceu “Minha Família Quebra-Cabeça”, das experiências infantis das crianças que compartilham suas histórias, seus medos, suas vontades em solo psicoterapêutico. Do chão pernambucano os pés seguem a colher, ouvir e tecer histórias. Já faz uns ventos de tempo que costura pipas-histórias, para que elas cheguem à humanidade como recados brincantes de pensar e cuidar.

Eliana Delarissa nasceu e cresceu numa dessas cidades bem pequenas do interior do estado de São Paulo. Lá onde, ainda hoje, se anda descalço e se colhe jabuticaba no pé. A ilustração aconteceu na cidade de São Paulo, lugar onde foi morar e estudar arquitetura. É mãe do Francisco e esposa do Wil, e adora ilustrar para crianças e todos aqueles que se sentem como tal.