Ficha Técnica
Título: Memorial
Autor: Santa Ângela de Foligno
Coleção: Clássicos do Cristianismo
Acabamento: Brochura
Páginas: 128
Dimensão: (AXC): 21,00 x 13,50
Área de interesse: Espiritualidade
Obra apresenta a autobiografia de Santa Ângela de Foligno, um dos mais importantes modelos de conversão
Como parte da coleção “Clássicos do Cristianismo”, a obra “Memorial”, publicada pela PAULUS Editora, apresenta a autobiografia de Santa Ângela de Foligno a partir dos textos ditados por ela e escritos pelo seu frade relator, confessor, parente e principal conselheiro, o beato Arnaldo de Foligno.
Além de uma rica apresentação com detalhes sobre a vida da Santa, o título divide-se em outras nove partes, cada uma delas, dedicadas em elucidar os passos que explicam a sua santificação de Ângela, um dos mais importantes modelos de conversão.
Nascida em Foligno, Itália, em 1248, seus primeiros anos de vida foram vividos distantes da fé e cercados de vaidades.
Durante a juventude, casou-se e teve muitos filhos. Aos 37 anos, tanto o marido quanto os filhos morreram tragicamente. Com essa fatalidade, teve início uma série de provações em sua vida.
Em 1285, São Francisco lhe apareceu em sonho e exortou-a a percorrer com coragem o caminho da perfeição. Ângela ingressou na Ordem Terceira de São Francisco e, no ano de 1291, emitiu os votos religiosos.
Como religiosa, dedicou-se a peregrinar até Assis. Durante essa viagem, teve experiências místicas, testemunhadas pelo seu confessor, o beato Arnaldo de Foligno, que temendo se tratar de fenômenos diabólicos, obrigou Ângela a contar-lhe suas experiências interiores.
A partir deste relato nasce sua autobiografia, em que ela narra o que acontecia na sua alma, desde o momento da conversão até 1296, quando essas manifestações místicas tornaram-se menos frequentes e deram lugar a novas manifestações espirituais, de modo especial àquelas da maternidade espiritual, que reuniu perto de si um verdadeiro cenáculo de almas desejosas de perfeição.