Marshall McLuhan – Aforismos e profecias | Paulus Editora

Releases

04/11/2020

Marshall McLuhan – Aforismos e profecias

Por Imprensa

Ficha Técnica

Título: Marshall McLuhan – aforismos e profecias
Catálogo: Comunicação
Coleção: Clássicos para a Comunicação
Organização: Derrich de Kerckhove
Acabamento: Brochura
Formato: 11 cm x 17 cm
Páginas: 208

Obra organizada por Derrick de Kerckhove apresenta um agrupamento temático dos aforismos de McLuhan, que permite ao leitor um relance em grandes áreas da atividade humana. De acordo com o organizador, uma das técnicas favoritas de McLuhan para estimular uma nova percepção em seus leitores é reverter os clichês convencionais em sua forma contrária, forçando assim o leitor a questionar não apenas a nova fórmula, mas também o seu original.

Derrick ainda explica que outro método utilizado por McLuhan é apostar em palavras de efeito, como exemplo: “A inflação é o dinheiro tendo uma crise de identidade”. A obra, segundo o organizador, é um convite para que o leitor aprenda a jogar uns aforismos contra os outros, resolvendo as contradições pretendidas ao alcançar planos mais elevados de percepção.

Os primeiros aforismos da obra estão no capítulo Os meios não são ferramentas –  e se formam acerca  da “palavra”: Toda palavra falada é uma divindade momentânea; a linguagem é a tecnologia da clareza etc. Na sequência são apresentados aforismos sobre “A redundância”: cada forma de escrita ideográfica é um balé de posturas que apaga a propensão à sinestesia e a riqueza audiotátil da experiência, muito mais que a nua e abstrata forma da escrita fonética. O alfabeto; a escrita impressa; o ponto de vista; comunidade alfabética também são exemplos que compõe a primeira parte da obra.

O organizador também apresenta aforismos sobre As formas comunicativas do social: o dinheiro, a moda, a publicidade, o imaginário coletivo, o público: O dinheiro sempre mantém alguns traços de seu caráter de mercadoria. E sobre, A eletrificação do mundo: a eletricidade; tempo e espaço; a simultaneidade; a cidade mundial; os meios globais; a análise dos meios; a nova cultura; o novo oralismo etc. O livro é finalizado com a filha bibliográfica e indicações de publicações.

Derrick de Kerckhove foi aluno e colaborador de Marshall McLuhan. Foi professor na Universidade de Toronto (Canadá), onde dirigiu o McLuhan Program in Culture & Technology. Docente em diversas universidades no mundo, entre as quais a Universidade Aberta da Catalunha (Espanha) e a Universidade de Nápoles Federico II (Itália). Atualmente é diretor científico da associação Media Duemila (Itália) e considerado um dos principais estudiosos mundiais da comunicação digital.