Ficha Técnica
Título: Maria Madalena – história, tradição e lendas
Autora: Wilma Steagall De Tommaso
Catálogo: Liturgia
Acabamento: Brochura
Formato: 20.5 (larg) x 27.5 (alt)
Páginas: 272
Áreas de interesse: Liturgia
Maria Madalena – história, tradição e lendas é um desdobramento para pesquisa de três anos de mestrado da autora Wilma Steagall De Tommaso, que em sua minuciosa análise procura revelar diante de um contexto histórico, os principais fatos e o que é tradição e lenda sobre uma das figuras mais importantes e contraditórias da Igreja.
Conforme Wilma, ao trabalhar na dissertação: Maria Madalena redimida na obra de El Greco, fato que ocorreu simultaneamente à volta de Madalena, pela obra de Dan Brown, O código Da Vinci, a autora começou a ser chamada para ministrar cursos livres sobre o tema. Nessas palestras surgiam questões interessantes de pessoas crentes e não crentes, homens e mulheres, de toda faixa etária: “Com base nesses questionamentos fiz alguns artigos e decidi escrever uma obra que pudesse resgatar a identidade de Maria Madalena, começando por sua vida desde a Galileia, em Midgal – sua cidade natal, por isso ser também conhecida como Maria da Magdala –, até hoje quando muitos autores pensam revelar seus segredos e atribuir-lhe atos que ela mesma desconheceu”, diz.
Wilma afirma que pesquisar foi fundamental para discernir os fatos que são historicamente comprovados daqueles que, embora contenham alguma lógica possível, foram descartados por falta total de provas ou conteúdo. E quem desconhece a história geral e a história da Igreja irá encontrar nesta obra detalhes sobre Maria Madalena. A autora procurou sua identidade nos evangelhos; estudou a Igreja do Oriente e do Ocidente; a Tradição da Igreja; foi em busca das lendas que envolvem Maria Madalena; buscou reflexões de muitos Pais da Igreja; no renascimento italiano; no Iluminismo, no Concílio Vaticano II e apresenta diversas imagens da Madalena, entre elas ganha destaque a arte de Claudio Pastro (1948-2016), maior artista sacro brasileiro.
A obra é organizada em 15 capítulos, que apresentam os temas: Magdala – a cidade de Maria Madalena na Galileia; A história de Maria Madalena nos Evangelhos Canônicos; Jesus e as mulheres; Papa Gregório Magno e a Nova Madalena; Maria Madalena na Igreja do Oriente; Maria Madalena nos evangelhos apócrifos e nos textos gnósticos; Tradição e lendas sobre Madalena; Maria Madalena, os reis merovíngios, Borgonha, Provença e as relíquias; Lilith, Santa Thaís e Santa Maria Egipcíaca; Santa Maria Madalena: heroína penitente da Contrarreforma; Maria Madalena na arte de El Greco, o pintor místico da Contrarreforma; Maria Madalena do pós-renascimento ao século XIX; Maria Madalena na arte contemporânea e no cinema; Maria Madalena no Calendário Litúrgico; Artistas sacros contemporâneos. Além disso, o volume inclui anexos, glossário e referências bibliográficas.
O prefácio do livro enfatiza Maria Madalena como a imagem da humanidade nova, da comunidade eclesial, a humanidade redimida do Filho de Deus: “A chave da leitura que Maria Madalena nos deu é a do amor […] Portanto, é extremamente importante e enriquecedor realizar uma pesquisa artística sobre essa mulher, sempre com estrito rigor, o objetivo de trazer à tona a autenticidade, a grandeza e o brilho dessa figura tão significativa na primeira Igreja. Nossa autora teve a coragem de iniciar uma busca completa, folheando os vários traços, leituras e representações que Madalena sempre inspirou ao longo dos séculos. O resultado é um trabalho muito pontual e que revela, além do conhecimento preciso e fundamentado que emerge, um percurso de fé, um estudo sincero e apaixonado – por essa mulher – do desejo de coração que resta a cada um, ser chamado pelo Senhor pelo seu próprio nome”, afirma.
Wilma Steagall De Tommaso é doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP); professora, pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Arte Sacra no Laboratório de Política, Comportamento e Mídia, da PUC-SP (LABÔ); membro pesquisadora da Sociedade Brasileira de Teologia e Ciências da Religião (SOTER); membro da Academia Marial de Aparecida; membro da Asociación Latino Americana de Literatura y Teologia (ALALITE). Experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em arte sacra. Autora do livro O Cristo Pantocrator – Da origem às igrejas no Brasil, na obra de Cláudio Pastro (Paulus, 2017).