Lobato na escola – roteiro de leitura dos contos | Paulus Editora

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20/04/2022

Lobato na escola – roteiro de leitura dos contos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Lobato na escola – roteiro de leitura os contos
Autores: Kátia Chiaradia, Luís Camargo, Milena Ribeiro
Ilustrador: Marcos Garuti
Acabamento: Brochura
Coleção: Letras e Entrelinhas
Formato: 13.5 (larg) x 21(alt)
Páginas: 200
Área de interesse: Educação

Livro conduz o leitor a uma leitura crítica e significativa sobre contos de Monteiro Lobato

Como parte da coleção “Letras e entrelinhas”, a PAULUS Editora lança a obra “Lobato na escola – roteiro de leitura dos contos”, de autoria de Kátia Chiaradia, Luís Camargo e Milena Ribeiro Martins. As ilustrações são de Marcos Garuti. Voltado para professores, educadores, estudantes de Letras, bibliotecários e todos os que se envolvem com formação de leitores, a publicação visa explorar a obra de Monteiro Lobato, um dos mais importantes escritores brasileiros. O volume I oferece ao público um roteiro de leitura da obra infantil e juvenil, sendo um complemento deste material.

José Bento Renato Monteiro Lobato nasceu em Taubaté (SP) em 1882, estudou na Faculdade de Direito em São Paulo, atuou como promotor de justiça em Taubaté e Areias e, depois, como fazendeiro em Buquira. Entre 1900 e 1920, escreveu uma significativa quantidade de contos e artigos publicados em variados periódicos. Em 1918 muda-se para São Paulo e compra a “Revista do Brasil”, de onde era colaborador e passa, então, seu ofício de editor. Dos livros de contos, destacam-se “Urupês”, “Cidades mortas”, “Negrinha”, “O macaco que se fez homem” e a novela “Os negros”.

Dividida em 9 capítulos, a presente obra analisa e propõe a reflexão de contos escolhidos do autor, a saber: “‘Meu conto de Maupassant’, um causo ouvido num trem”; “‘O mata-pau’: crimes e tradições sertanejas”; “‘Arupês’: leitura guiada”; “‘Vidinha ociosa’: pequenos quadros de cidades mortas”; “‘Negrinha’: protesto contra ‘a dura lição da desigualdade’”; “‘Os negros’: desnudamento do ‘mito do senhor benevolente’”; “Contos rurais e urbanos: continuidade e aprofundamento da leitura”; “‘A nuvem de gafanhotos’: pobres-diabos”; “O conto e o contar na história”. Para a autora Kátia Chiaradia, ao estudar um conto, o leitor é instigado a analisar as estruturas sociais e como elas são criadas, indo além dos elementos presentes no texto em si, como personagens, espaço, tempo, enredo e foco narrativo.

De acordo com os autores, o livro também oferece propostas de atividades que visam acompanhar a leitura dos contos, destacando elementos internos, propiciando uma leitura crítica e significativa, não só sobre os temas, mas do modo como a literatura se constrói. “Esperamos que professores e jovens leitores aceitem o convite para ler conosco os contos de Lobato, acompanhando as propostas de análises e participando delas de modo ativo, crítico e criativo”, ressalta Milena Ribeiro na introdução da obra.

Kátia Chiaradia é licenciada em Letras, mestre e doutora em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com pesquisa focada na literatura política de Monteiro Lobato na década de 1930. É pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Luís Camargo é escritor, tradutor e ilustrador de livros para crianças, editor aposentado de literatura infantil e juvenil. Fez doutorado em Teoria e História Literária na Unicamp.

Milena Ribeiro é professora de Literatura da Universidade Federal do Paraná. É formada em Letras, fez mestrado e doutorado em Teoria da História Literária na Unicamp, tendo pesquisado a produção ficcional e a atividade editorial de Monteiro Lobato.

Marcos Garuti nasceu em São Paulo, capital. Desenha desde pequeno. Ao longo do tempo, encontrou na colagem, na madeira, nas texturas, nos papéis, nas cores e nos carimbos aliados na construção de imagens. Ilustra livros infantis, juvenis, revistas e jornais. Em 1999 ganhou o prêmio HQMix na categoria ilustrador.