Obra juvenil aborda a vida de Sócrates e seu legado | Paulus Editora

Releases

16/11/2015

Obra juvenil aborda a vida de Sócrates e seu legado

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: O homem de barbas brancas
Autor: João Pedro Roriz
Coleção: Mitológica
Acabamento: Brochura
Formato: 14 cm x 21 cm
Páginas: 88
Área de interesse:Infantojuvenil

O livro O homem de barbas brancas, da PAULUS Editora, propõe nas entrelinhas discussões existenciais e filosóficas, além de um mergulho na história da Grécia Antiga

A PAULUS Editora lança a novela juvenil O homem de barbas brancas, do escritor João Pedro Roriz. Trata-se da quarta obra da Coleção Mitológica, que tem como proposta divulgar a cultura grega e abordar lendas e mitos antigos para o público jovem.

Com tom romanceado o livro conta a história de um garoto rico que refuta as aspirações de grandeza de seu pai para seguir o filósofo Sócrates nas ruas de Atenas. Esse jovem verá seu amado mestre ser morto graças a um processo judicial movido por seu pai e precisará de muita força para seguir professando conhecimentos filosóficos pelas ruas da cidade. Mas, um dia, uma jovem escrava o fará entender o que é o amor. Para casar-se com ela, terá que colocar em prática todos os seus conhecimentos e enfrentar os fantasmas de seu passado.

Escrito em primeira pessoa, o texto denota de forma singular o surgimento da filosofia e sua influência na vida dos antigos moradores de Atenas. Também aponta diferenças entre as filosofias socrática e platônica e demonstra, por meio dos exemplos vivenciados na trama, que qualquer pessoa que se predispõe a pensar é um filósofo em potencial.

O Homem de barbas brancas é o oitavo livro do escritor João Pedro Roriz pela PAULUS Editora. O autor pretende, com este lançamento, abordar um lado menos conhecido da mitologia – aquele que mistura lendas sobre pessoas e fatos reais. Nesse sentido, a obra aborda o filósofo Sócrates como mito e como personalidade.

Sócrates que viveu no Século V a.C. tornou-se mito justamente por propor a utilização da razão em detrimento da temeridade litúrgica da época, ficou conhecido como um rebelde sábio, um homem velho com coração jovem. Dono de grandes barbas brancas, tornou-se revolucionário por causa de suas ideias e atitudes. Sua proposta filosófica é considerada moderna e usada até hoje, principalmente na psicanálise e na pedagogia. A mitologia que envolve esse personagem certamente chama a atenção dos adolescentes – nativos desta aldeia global, sempre ávidos por mudanças. A proposta é que esse público se inspire na figura de Sócrates e busque, para além da riqueza, o conhecimento puro, salvo de interesses materiais.