Livro reflete acerca da bioética com foco no respeito à dignidade dos mais pobres | Paulus Editora

Releases

15/02/2012

Livro reflete acerca da bioética com foco no respeito à dignidade dos mais pobres

Por adm

Título: Bioética, saúde e vulnerabilidade – Em defesa da dignidade dos vulneráveis
Autor: Alexandre Andrade Martins
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Área de interesse: Saúde

A saúde pública no Brasil está sempre em pauta, sobretudo pelos inúmeros desafios que ainda precisam ser superados. Em 2012 este assunto também será bastante discutido pela Igreja católica, já que ele é o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Envolvido nessa questão, Alexandre Andrade Martins, professor do Centro Universitário São Camilo, lança, pela PAULUS, Bioética, saúde e vulnerabilidade – Em defesa da dignidade dos vulneráveis. Trata-se de um interessante subsídio para o leitor pensar, a partir dos vulneráveis de nosso continente latino-americano e brasileiro, ações transformadoras e de cidadania em prol dos sem voz e sem vez, a quem são negados injustamente os direitos básicos de uma vida digna, entre os quais o fundamental direito à saúde.

Segundo o autor, a realidade social latino-americana não pode ser desprezada pela bioética, ainda mais porque as pessoas clamam por justiça, igualdade e dignidade. “O povo do nosso continente é profundamente marcado pela religiosidade popular que o mantém na esperança de tempos melhores, sobretudo pela religião cristã. É justamente dessa força religiosa, berço da Teologia da Libertação (TL), que vem uma grande contribuição para a bioética no que diz respeito aos problemas ligados ao social”, explica.

Dividida em três partes, a obra é um convite a “fazer bioética” de forma diferente, proposta essa que, se assumida, permitirá o desenvolvimento e o aprofundamento de uma bioética latino-americana para que todos ganhem em qualidade de vida. Com linguagem simples, a obra se serve do método ver-julgar-agir, sendo o eixo central das suas reflexões a opção pelos pobres e necessitados.

Bioética, saúde e vulnerabilidade – Em defesa da dignidade dos vulneráveis conta ainda com as palavras do padre Leo Pessini, provincial dos Camilianos Brasileiros, no prefácio, confirmando a importância deste trabalho para os debates em relação ao tema. “Faço votos de que este livro tenha uma ampla divulgação no contexto brasileiro e conquiste muitos leitores para a causa da bioética e da defesa da dignidade humana no complexo e injusto mundo da saúde”, conclui.

Para os interessados em ampliar seus conhecimentos, a PAULUS reúne inúmeras outras obras sobre o assunto, como A bioética – Natureza, princípios e objetivos, de Guy Durant; Bioética – Cuidar da vida e do meio ambiente, de Leomar Antônio Brustolin (org.); Fundamentos da bioética, de Christian de Paul de Barchifontaine e Leo Pessini, entre outras.

Alexandre Andrade Martins é religioso camiliano. Mestre em Ciências da Religião (PUC-SP), especialista em Bioética e Pastoral da Saúde (Centro Universitário São Camilo), graduação em Filosofia e Teologia. Professor do Centro Universitário São Camilo. Diretor do Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde e Bioética (ICAPS). Capelão do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Vice-coordenador da Pastoral da Saúde Nacional da CNBB.