Livro enfoca os labirintos desconcertantes de Nietzsche | Paulus Editora

Releases

21/10/2014

Livro enfoca os labirintos desconcertantes de Nietzsche

Por Imprensa

Título: Nietzche – A fábula ocidental e os cenários filosóficos
Autora: Yolanda Gloria Gamboa Muñoz
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 112 páginas

Nietzche, a fábula ocidental e os cenários filosóficos, de Yolanda Gloria Gamboa Muñoz é a nova obra da PAULUS

Considerado um autêntico exercício de filosofia, a obra Nietzche, a fábula ocidental e os cenários filosóficos, de Yolanda Gloria Gamboa Muñoz apresenta como texto-guia o grande cenário ocidental esboçado por Nietzche em Crepúsculo dos ídolos. Nele se opera a partir da peculiaridade do seu distanciamento da cultura ocidental, no formato de História de um erro ou Como o verdadeiro mundo acabou por se tornar uma fábula.

A história do mais longo dos erros é, antes de tudo, a história do erro de Platão e a autora nos conduz pelos labirintos desconcertantes desse percurso. Caminhos e atalhos da filosofia ocidental que nos levam dos gregos pré-socráticos, passando pelos pensadores medievais, até o anúncio nietzcheano da morte de Deus. A prodigiosa riqueza desse Mussiggang é descrita pela autora com uma erudição que só pode ser contrabalanceada pela beleza literária de seu texto.

O apêndice da obra apresenta notas para a montagem livre de uma peça teatral a partir de História de um erro ou Como o verdadeiro mundo acabou por se tornar em fábula, de Nietzche.

Yolanda Gloria Gamboa Muñoz é graduada em Filosofia e Educação pela Universidad de Chile, com mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC – SP) e doutorado em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1995 é professora do Departamento de Filosofia da PUC/SP. Atualmente também é pesquisadora colaboradora (pós-doutorado) no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui diversas publicações sobre Paul Veyne, Michael Foucault e Friedrich Nietzche.