Livro da PAULUS mapeia passos do episcopado brasileiro | Paulus Editora

Releases

18/06/2015

Livro da PAULUS mapeia passos do episcopado brasileiro

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Concílio Plenário na Igreja do Brasil – História da Igreja no Brasil de 1900 a 1945
Autor: Dom Irineu Roque Scherer
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Igreja, história

Concílio plenário na Igreja do Brasil – História da Igreja no Brasil de 1900 a 1945, escrito por Dom Irineu Roque Scherer, propõe uma visão mais clara da trajetória da Igreja no país, desde seu nascimento até a criação da CNBB

A PAULUS acaba de lançar Concílio plenário na Igreja do Brasil – História da Igreja no Brasil de 1900 a 1945, escrito por Dom Irineu Roque Scherer. O objetivo da obra é promover uma visão mais clara do caminho que o episcopado brasileiro percorreu ao longo da história da Igreja no Brasil, desde quando nasceu, até o período da criação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

Trata-se também de uma homenagem sincera e profunda às pessoas que, no passado, ofereceram a sua dedicação e esforço na realização do Primeiro Concílio Plenário Brasileiro (1939), que completou 75 anos.

Na primeira parte da obra, o autor conta que o Brasil nasceu católico, com a primeira missa em 26 de abril de 1500, celebrada pelo frei Henrique de Coimbra. A religião católica foi mantida como oficial até 1808, quando dom João VI permitiu o culto de outras denominações religiosas, que foram iniciadas pelos imigrantes alemães luteranos.

O autor também conta que o cardeal Leme é considerado o fundador da Ação Católica no Brasil e no pontificado do papa Pio XI surgiram duas novidades para os brasileiros. A primeira aconteceu em 1930, quando Nossa Senhora Aparecida foi declarada padroeira do Brasil. Em seguida, foi a inaugurada a imagem de Cristo Redentor no Corcovado em 12 de outubro de 1931.

A segunda parte do livro enfoca o primeiro e único concílio realizado pelos bispos do Brasil (1939), em um contexto religioso, político, econômico e social, dentro de uma longa caminhada histórica, em diversas etapas.

O conteúdo da obra é de extrema importância, voltado a todos os que se interessam pela evolução histórica da Igreja do Brasil. Também é indicado para o entendimento do salto de qualidade dado posteriormente a partir do Concílio Vaticano II, de Medelín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida.

Dom Irineu Roque Scherer é natural de Cerro Largo (RS) e hoje é bispo diocesano de Joinville (SC), desde 19 de agosto de 2007. Pertencia ao clero da Diocese de Toledo (PR) quando foi chamado ao episcopado. É formado em História pela Universidade Gregoriana de Roa. Também lecionou Filosofia na UNIOESTE (Universidade Estadual do Paraná) em Toledo e História da Igreja em Cascavel (PR). Foi bispo diocesano de Garanhuns (PE) por nove anos. Atualmente é bispo de referência da Pastoral da Comunicação, das Novas Comunidades e da Pastoral da Sobriedade, além de presidente da ADIPROS (Associação Diocesana de Pastoral) e autor de diversas obras religiosas.