Livro da Paulus estuda as redes sociais digitais com ênfase no twitter | Paulus Editora

Releases

28/07/2011

Livro da Paulus estuda as redes sociais digitais com ênfase no twitter

Por adm

Título: Redes sociais digitais – A cognição conectiva do Twitter
Autoras: Lucia Santaella e Renata Lemos
Coleção: Comunicação
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 144
Áreas de interesse: Comunicação

“Compreender o conceito de redes é condição imprescindível para se dar conta das novas propriedades comunicacionais do Twitter. O inverso também é verdadeiro. A peculiaridade das características do Twitter traz atributos inesperados para se repensar a noção de redes.”

É com essa motivação que Lucia Santaella e Renata Lemos apresentam Redes sociais digitais – A cognição conectiva do Twitter. Editado pela PAULUS, o livro trata e analisa algumas questões relevantes trazidas à tona pelas redes sociais.

A obra surgiu de duas linhas de pesquisa que convergiram. Lucia Santaella estava pesquisando as teorias das redes sociais e Renata Lemos explorando a etnografia das comunidades digitais que compõem o que é chamado de ecologia cognitiva peculiar às micromídias móveis.

“A antropologia digital é um campo fascinante que começamos a explorar ao buscar estabelecer laços sociais de interação dentro das comunidades do Twitter. Este contato etnográfico nos revelou determinadas facetas comunicacionais que inauguram novas modalidades diferenciais de comunicação. Relatar a riqueza dessas novas modalidades contando com uma fundamentação teórica sólida nos uniu nessa tarefa comum”, contam as autoras.

Além da abordagem introdutória do assunto e um panorama da evolução das redes sociais digitais, o leitor encontrará no capítulo 5, “Inflow vs. Outflow: Twitter & Microdesign de ideias”, uma descrição do funcionamento do microblogging e a abordagem, entre outros aspectos, dos processos de utilização e de inserção do indivíduo nessa rede social.

Com a análise, é possível refletir sobre as inúmeras mudanças que as redes sociais vêm trazendo na maneira de se relacionar do ser humano. De acordo com as autoras, a grande mudança encontra-se nas possibilidades de novas interfaces de interação social que as tecnologias digitais [no caso das redes sociais, especialmente as tecnologias móveis] trazem.

“A mobilidade e o acesso contínuo à internet através de celulares cada vez mais inteligentes altera a temporalidade e também a territorialidade dos relacionamentos sociais. Temos com a mobilidade a cultura do always on, em que a conexão ao digital é onipresente e contínua. Estas novas possibilidades de interação alteram a cultura, trazendo mudanças complexas e muitas vezes paradoxais: as relações humanas podem ser enriquecidas [novos contatos, trocas, novos conhecimentos] ou enfraquecidas [menos tempo dedicado à família, menos profundidade e mais superficialidade nas relações]”, explicam.

Da coleção Comunicação, Redes sociais digitais – A cognição conectiva do Twitter vem contribuir, em um momento mais que oportuno, com as reflexões acerca da influência das redes sociais digitais, tornando-se excelente instrumento para estudantes, professores, profissionais e pessoas interessadas em se aprofundar nessa temática.

Lucia Santaella é professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP; é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica, diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais (Cimid) da PUC-SP, membro correspondente da Academia Argentina de Belas-Artes e presidente da Charles S. Peirce Society, Estados Unidos, em 2007. Publicou pela editora PAULUS: Culturas e artes do pós-humano – Da cultura das mídias à cibercultura;  Corpo e comunicação – Sintoma da cultura; Linguagens líquidas na era da mobilidade; Por que as comunicações e as artes estão convergindo?;  Navegar no ciberespaço – O perfil cognitivo do leitor imersivo; A ecologia pluralista da comunicação – Conectividade, mobilidade, ubiquidade. 

Renata Lemos é especialista em cultura digital, sempre acompanhando a fronteira da vanguarda cultural, em constante movimento. Viveu e trabalhou nos Estados Unidos, França, Canadá e Israel. Atualmente é pesquisadora e aluna do Programa de Doutorado em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, com bolsa sanduíche pela Capes na EGS, Suíça. É membro do coletivo de pesquisa internacional Space Collective e associada a diversos think tanks no Brasil, Europa e Índia. Sua formação é transdisciplinar, integrando arte, ciência e tecnologia.