Livro da Paulus contextualiza a Bíblia por meio da sociologia | Paulus Editora

Releases

26/08/2011

Livro da Paulus contextualiza a Bíblia por meio da sociologia

Por adm

Título: A Bíblia e o desafio da interpretação sociológica
Autor: Valter Luiz Lara
Coleção: Bíblia e Sociologia
Acabamento: brochura
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 160
Área de interesse: Bíblica

Quando o assunto é a leitura do Livro Sagrado, não faltam palavras para expressar as diferentes opiniões, perspectivas e sentimentos acerca de seu conteúdo. Algumas pessoas simpatizam, veneram e se inspiram nos textos bíblicos para viver. Outras, ao contrário, os definem como complexos, manipulados e objetos de poder da Igreja.

Com o objetivo de ajudar os interessados a perceber a relevância dos contextos histórico e sociológico no trabalho de compreensão da Bíblia, independentemente das ideias contraditórias que eventualmente ela possa apresentar, a PAULUS apresenta A Bíblia e o desafio da interpretação sociológica, de Valter Luiz Lara.
De acordo com o autor, este é um trabalho introdutório à Bíblia e pretende atingir quem sente necessidade de compreendê-la melhor segundo o encadeamento que a originou. “Nosso objetivo é tentar desfazer preconceitos que a interpretação dogmática produziu ao ler os textos sem considerar as intenções originais de seus autores. Não se trata de negar os dogmas, mas de compreendê-los segundo a necessária consciência histórica e sociológica que lhes deu origem, considerando-os como frutos de tudo aquilo que é produzido pela fé vivida na História”, explica.

Outro aspecto que chama a atenção é a afirmação do autor sobre a importância da presença feminina na Bíblia. “Apresento meus comentários sobre a Bíblia consciente de que ela contém textos, vozes e histórias de mulheres que também se apaixonaram por seus homens e foram alvos de paixão deles, embora algumas vezes tenham sido caladas, oprimidas e sufocadas por grande parte dos homens com os quais elas se relacionaram”, argumenta. Como exemplo, Lara cita os livros de Rute, Ester, Judite e Cântico dos Cânticos, que confirmam a força da mulher, e alerta que essa questão deve ser muito bem refletida ao lermos a Bíblia.

A obra destaca o cenário que caracteriza a Bíblia, o mundo onde ela nasceu e utiliza grandes nomes, entre eles o de Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx. Também usa métodos da sociologia clássica como projeto teórico de análise e interpretação, sob a visão sociológica.

O trabalho ainda oferece breves informações sobre autores, redatores e os possíveis contextos dos escritos do Primeiro Testamento, como é chamado pelo autor. Cada capítulo da terceira e última partes do livro é finalizado com uma citação do texto bíblico, detalhe que incentiva o leitor a manter contato direto com a Bíblia.

Da coleção Bíblia e Sociologia, com cerca de 20 títulos, A Bíblia e o desafio da interpretação sociológica apresenta linguagem simples e acessível, pois pretende atingir um público amplo que busca leituras alternativas e críticas dos textos bíblicos.

Valter Luiz Lara é professor de Bíblia, Teologia, Filosofia, Ética e Estudo do Homem Contemporâneo na Universidade São Francisco. Desenvolve trabalhos nas áreas de assessoria pastoral e de extensão universitária na mesma instituição. Mestre em Ciências da Religião pela PUC de São Paulo, licenciou-se em Filosofia e Teologia pelas Faculdades Associadas do Ipiranga e Faculdade N. Sra. da Assunção, respectivamente. É autor, com outros colegas, de Palavra de Deus, Palavra da Gente, publicado pela PAULUS.