Livro da Paulus auxilia os filhos a lidar com os pais na chegada da velhice | Paulus Editora

Releases

29/07/2011

Livro da Paulus auxilia os filhos a lidar com os pais na chegada da velhice

Por adm

Título: Idade e mudança de humor – Ajudar os pais sem nos desgastar
Autores: Claudine Badey-Rodriguez e Rietje Vonk
Coleção: Avulso
Acabamento: Costurado
Formato: 12 cm x 20 cm
Páginas: 112
Áreas de Interesse: Saúde

“Como resistir ao olhar de sua mãe, que não tem mais força para fazer suas compras? Como não ter vontade de convidar seu pai todos os domingos, mesmo que isso lhe ocasione uma sobrecarga de trabalho, se ele lhe diz com ar triste: ‘Eu me sinto tão só’?” Essas e muitas outras situações são abordadas por Claudine Badey-Rodriguez e Rietje Vonk no livro Idade e mudança de humor – Ajudar os pais sem nos desgastar, lançamento da PAULUS.

Com a idade, o ser humano sofre diversas mudanças, tanto corporais como emocionais. Além disso, quando começam a envelhecer, muitos incomodam-se com os fantasmas da invalidez e da solidão. Ao notar essa fragilidade, os filhos sentem-se responsáveis pelos pais idosos e se esforçam ao máximo para ajudá-los, abrindo mão, muitas vezes, das suas próprias vontades. “Agir a contragosto acaba por criar problemas relacionais: os não ditos, a fadiga, os ressentimentos inconscientes se acumulam, a relação corre o risco de se deteriorar pouco a pouco”, alertam os autores.

Utilizando linguagem simples, o livro traz acontecimentos do dia a dia e estabelece um diálogo mais próximo com o leitor, abordando temas como a chegada da aposentadoria, as mudanças corporais, as constantes dores que os idosos costumam sentir, as mudanças de humor e até as ameaças de suicídio que alguns costumam fazer.

Para os autores, o medo de ver os pais envelhecerem faz com que os filhos tenham dificuldades para aceitar esse momento, o que dificulta ainda mais o relacionamento entre eles. “Nossa sociedade nos dá uma imagem aterrorizante da velhice – associada a um naufrágio, e não há uma certa sabedoria, como nas sociedades tradicionais.”

A obra trata também de uma situação que vem se tornando cada vez mais comum nas famílias atualmente: a vinda dos pais para a casa dos filhos. A princípio, pode parecer a solução, mas é preciso ficar atento às consequências que essa convivência pode trazer. “Talvez seu estado de saúde tenha piorado, ou seu humor tenha azedado desde que ele passou a viver com você. Não é vergonhoso sentir agressividade, mas isso deve servir de sinal de alerta”, afirmam Rodriguez e Vonk.

Idade e mudança de humor – Ajudar os pais sem nos desgastar auxilia os filhos a acompanhar e ajudar os pais na chegada à velhice, guiando-os em cada etapa e sugerindo ações para melhorar a convivência entre eles.

Claudine Badey-Rodriguez é psicóloga e especialista em tratar de famílias confrontadas com o envelhecimento. 

Rietje Vonk é jornalista.