Livro da PAULUS aborda o mundo pós-digital | Paulus Editora

Releases

13/05/2016

Livro da PAULUS aborda o mundo pós-digital

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Temas e dilemas do pós-digital – A voz da política
Autora: Lucia Santaella
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 280
Área de interesse: Comunicação e Cibercultura

Temas e dilemas do pós-digital – A voz da política, escrito pela professora Lúcia Santaella, é o lançamento da coleção Comunicação

A obra lembra que pensar a tecnologia, nesta era do pós-digital, significa implicá-la nas táticas e estratégias do poder. Porém, para isso também é preciso adentrar em territórios ontológicos, epistemológicos, metodológicos e interpretativos plurais, abertos e inspiradores.

De acordo com a autora, o mundo digital cobra de quem se põe a pensá-lo que esse pensamento esteja mergulhado na prática, na vivência e participação naquilo que esse mundo, que há pouco tempo era chamado de virtual, tem a oferecer. Ou seja, habitá-lo, estar dentro dele com a intimidade de um morador.

Entretanto, quando mais se avança nas tramas das redes, mais nos damos conta de que nelas ficam expostos, como nunca antes, todos os variados graus intermediários e, sobretudo, os extremos daquilo que a humanidade tem de melhor e de pior.

Entre os capítulos do livro destacam-se Pós-digital: por quê? – A cultura digital na berlinda; Patologias psíquicas do pós-digital – O que as redes têm a ver com isso; A ecologia expandida das mídias – Por uma eco e cosmopolítica; Arte digital e/ou arte contemporânea – Inclusões e cesuras e outros.

Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC –SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre docente em Ciências da Comunicação pela USP. Já levou à defesa 230 mestres e doutores. Publicou 41 livros e organizou 14, além da publicação de mais de 300 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011 e 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010).