Livro combina História, Antropologia e Espiritualidade para meditar sobre a presença inesgotável de Deus na vida dos seres humanos | Paulus Editora

Releases

23/03/2011

Livro combina História, Antropologia e Espiritualidade para meditar sobre a presença inesgotável de Deus na vida dos seres humanos

Por adm

Título: Graça ancestral – O encontro com Deus na nossa história humana
Autor: Diarmuid O’ Murchu
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 376
Área de interesse: Teologia

Graça ancestral – O encontro com Deus na nossa história humana, lançamento da PAULUS, foi escrito por Diarmuid O’Murchu, conhecido internacionalmente como autor de alguns dos livros mais vanguardistas das áreas de ciência e religião. Neste novo trabalho, o estudioso propõe inúmeras reflexões a fim de ajudar o leitor a expandir sua maneira de compreender o passado e a enfrentar os desafios do presente e do futuro com a graça de Deus.

“O título do livro, Graça ancestral, confirma claramente a minha tendência, assim como, espero, as minhas profundas convicções. Acredito que Deus tenha estado plenamente com a humanidade ao longo de toda a jornada evolucionária de sete milhões de anos, e não apenas durante os últimos cinco mil anos de religião formal. Cada momento dessa história é uma experiência agraciada. Em outras palavras, ela está impregnada de uma bondade fundamental e do poder de criatividade”, afirma o autor.

A obra apresenta, primeiramente, as realizações dos paleantropólogos, acadêmicos que dedicam o seu trabalho e o seu tempo à tentativa de descobrir as nossas origens enquanto espécie. Depois, o autor fala da importância da sensibilidade ao analisar esses estudos de forma apurada e cuidadosa. “As descobertas e os fatos são meramente a expressão externa de uma história mais profunda. A análise racional frequentemente oculta e até mesmo debilita o vislumbre arquetípico. Valendo-me da imaginação e da intuição, quero revelar a sabedoria mais profunda que existe por trás e dentro da pesquisa científica”, explica.

Diarmuid O’Murchu também revê a nossa história cristã à luz da humana. Para ele, se o verbo encarnado – Jesus Cristo – revela algumas verdades sobre a nossa condição, supostamente isso abarca todos os estágios do surgimento do homem ao longo de toda a evolução de sete milhões de anos. “Se for esse o caso, precisamos reconsiderar a narrativa cristã para que ela homenageie a sabedoria mais antiga que estamos descobrindo hoje”, reflete.

Já no último capítulo, “Vamos, de fato, conseguir?”, são destacados alguns dos sérios problemas que enfrentamos atualmente, como o aquecimento global, o esgotamento e a exploração desenfreada dos recursos naturais, a extinção avassaladora de algumas espécies, a posição indiferente das pessoas diante desses desafios, entre outros. A partir das discussões, o autor estabelece um diálogo direto e sincero com o leitor, convidando-o a repensar suas atitudes e a mudar sua visão de mundo.

“Vários cenários são possíveis no futuro da humanidade. A graça ancestral tem muito a nos ensinar a respeito das escolhas que precisamos fazer e de qual a melhor maneira de fazê-las. Tivemos de efetuar ajustes muitas vezes anteriormente; tudo indica que o fizemos de uma maneira sábia e fortalecedora. Rezemos pela graça de fazer isso agora, de um modo inteligente e esclarecido, que é o que a evolução nos chama a realizar neste momento”, diz.

Graça ancestral – O encontro com Deus na nossa história humana pertence à coleção Teologia Hoje. A série, com mais de 15 títulos, é internacionalmente conhecida pela sua excelente contribuição aos estudos e às pesquisas na área, além de reunir autores renomados como Renold Blank e Andrés Torres Queiruga.

Diarmuid O’Murchu é altamente requisitado como palestrante. Entre as suas obras estão Quantum Theology, Evolutionary Faith e The Transformation of Desire.