Livro aborda a Constituição Dogmática Lumen gentium e sua importância na história da Igreja | Paulus Editora

Releases

09/10/2012

Livro aborda a Constituição Dogmática Lumen gentium e sua importância na história da Igreja

Por Imprensa

Serviço
Título: Lumen gentium – A transição necessária
Autor: Pe. Antonio José de Almeida
Coleção: Teologia Hoje
Acabamento: Brochura
Formato: 13 cm x 20 cm
Páginas: 280
Área de interesse: Teologia

“Não é possível apresentar a Lumen gentium [um dos mais importantes textos do Concílio Vaticano II] nos limites de uma pequena obra. O assunto não só é amplo, abrindo-se em tantas direções, mas também envolvente, sedutor, apaixonante.”

A frase acima é de Antonio José de Almeida, padre e doutor em Teologia, em seu livro Lumen gentium – A transição necessária, publicado pela PAULUS. Neste trabalho, foi escolhida a categoria da “transição”, cara a João XXIII, como chave de leitura do esforço conciliar.

O autor ressalta que, ao longo da história, os concílios abordaram os mais diferentes aspectos: a divindade de Jesus (consubstancialidade do Filho com o Pai), a divindade do Espírito Santo, a maternidade divina de Maria, o culto das imagens, questões disciplinares, reforma da Igreja, prerrogativas do papa etc. Porém, a primeira vez que um concílio tratou da Igreja como tal foi no Concílio Ecumênico Vaticano II.

“Concretizando o desejo do papa João XXIII de que se distinguisse entre a essência da Igreja e seu revestimento histórico e cultural, necessariamente transitório, e se promovesse um salto à frente da Igreja toda, para que esta pudesse se adequar às necessidades dos tempos como exigia o tempo moderno, alguns Padres conciliares, entre os quais o futuro papa Paulo VI, sugeriram que o único tema do Concílio fosse a Igreja”, afirma Almeida.

Além de relembrar esse importante período, o presente texto procura lançar novamente a semente do Concílio no solo da Igreja, afinal, as decisões de um concílio devem ser constantemente retomadas e renovadas na vida eclesial. Sendo assim, o leitor encontrará reflexões importantes sobre a transição de uma Igreja comprometida com o poder a uma Igreja solidária com os pobres; transição de uma Igreja voltada para si a uma Igreja voltada para Cristo; transição de uma linguagem conceitual e jurídica a uma linguagem imagética, entre outras.

Dividido em 15 capítulos, o livro disponibiliza os seguintes anexos: as mais belas páginas da Lumen gentium, segundo o autor; os discursos de abertura e encerramento público do Vaticano II; e a mensagem do episcopado brasileiro ao povo do Brasil no encerramento do Concílio Ecumênico Vaticano II. Conclusão e bibliografia também integram a obra.

Lumen gentium – A transição necessária, da coleção Teologia Hoje, analisa um período importante na história da Igreja, auxiliando todos que buscam estudá-lo, compreendê-lo e viver seus ensinamentos neste início de século. Trata-se de material completo e imprescindível para as reflexões acerca do tema.

Pe. Antonio José de Almeida, nascido em Marapuama (SP), em 1949, cursou a graduação, o mestrado e o doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Suas publicações concentram-se na área de eclesiologia e ministérios.