Liturgia Diária – Semana Santa 2022 | Paulus Editora

Releases

21/02/2022

Liturgia Diária – Semana Santa 2022

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Liturgia Diária Semana Santa 2022
Org.: Pe. Nilo Luza, ssp
Acabamento: Grampeado
Coleção: Avulso
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 80
Área de interesse: Liturgia

Como celebrar? Itinerário litúrgico oferece pistas preparar e celebrar a Semana Santa, ponto ápice da liturgia da Igreja.

Publicado pela PAULUS Editora, o subsídio “Liturgia Diária – Semana Santa 2022”, organizado por Pe. Nilo Luza, ssp, em conjunto com a equipe redatora da liturgia diária PAULUS, oferece ao público um itinerário de preparação para celebrar a Semana Santa. Esta obra situa cada leitor nos principais acontecimentos deste período, considerado pela a Igreja a Semana Maior, que antecede a festa da Páscoa. Trata-se de um momento repleto de significados e sentido para a reflexão do mistério da salvação.

Neste propósito de auxiliar os leitores, as equipes de liturgia das diversas comunidades, paróquias, dioceses de todo o Brasil, este livreto traz a liturgia completa da Semana Santa com direcionamentos para as celebrações, Via-sacra, celebração da reconciliação, visita e bênção às famílias, as sete dores de Nossa Senhora e cantos próprios para cada ocasião.

De modo peculiar, o leitor encontrará em sete partes: os ritos iniciais e finais da missa, comentários próprios, orações do dia, leituras bíblicas, dicas para reflexão da Palavra de Deus, sugestões de cânticos para as principais celebrações como Domingo de Ramos, Segunda, terça e quarta-feira santas, Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Vigília Pascal e Domingo da Páscoa. Além de preces, antífonas, lembretes e sugestões para as missas, indicações das cores litúrgicas, entre outros direcionamentos para celebrar com dedicação e clareza, cada dia da Semana Santa.

A “Liturgia Diária da Semana Santa” almeja preparar toda a comunidade cristã para vivenciar os momentos centrais do calendário litúrgico que celebra o memorial da Paixão, a Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus e Salvador da humanidade. A Semana Maior inicia-se com a celebração do Domingo de Ramos, momento em que a liturgia relembra e entrada de Jesus em Jerusalém, acolhido pelo povo com ramos nas mãos, dias antes de sua crucificação.

Em seguida, as demais celebrações descrevem os passos de Jesus e ensinamentos junto aos seus seguidores, com destaque para a missa da “Ceia do Senhor” que institui a “Eucaristia” e dá inicio a celebração do Tríduo Pascal, ponto ápice do ano litúrgico e fundamento da fé cristã.

Na sequência, o conteúdo traz ainda: a Via-sacra ou “Via-dolorosa” que reflete as 15 estações, ou seja, os passos de Jesus no caminho para o Calvário.  A publicação orienta que a via-sacra pode ser rezada ao longo do tempo da Quaresma, mas principalmente durante a Semana Santa. Em seguida: a celebração da reconciliação, a ser realizada em algum dos três primeiros dias da semana, essa celebração convida os fiéis para um exame de consciência da caminhada cristã.  O livro traz ainda um roteiro de visita e bênção às famílias, prática comum realizada pelos ministros e leigos em prol das famílias e enfermos das comunidades. Por fim, o conteúdo apresenta orações para meditar e rezar as sete dores de Nossa Senhora, finalizando com as sugestões de cânticos próprios para as celebrações.

Em “Liturgia Diária – Semana Santa 2022” o leitor encontrará ensinamentos e dicas preciosas para celebrar o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. Segundo as palavras do Papa Francisco – O ressuscitado nos dá a certeza de que o bem sempre triunfa sobre o mal, a vida sempre vence a morte. “Ao vivermos as celebrações pascais, ainda no contexto de pandemia, a cruz de Cristo é sinal de esperança que não decepciona”, enfatiza o Santo Padre.