Ficha Técnica
Título: Lições básicas de Direito Canônico” – introdução ao Direito eclesial e comentários aos livros I, II e III
Autor: Adenilson Ferreira
Coleção: Direito Canônico
Acabamento: Brochura
Páginas: 224
Dimensão: (AXC): 21,00 x 13,50
Área de interesse: Teologia
Com visão teológica, a obra apresenta os fundamentos da ciência jurídico-canônica dentro da Igreja Católica
Publicado pela PAULUS Editora, a obra “Lições básicas de Direito Canônico – introdução ao direito eclesial e comentários aos livros I, II e III”, escrito pelo Padre Adenilson Ferreira, apresenta os conceitos primordiais do Direito Canônico. Trata-se, neste sentido, de um curso básico voltado ao conhecimento do ordenamento jurídico-canônico.
Segundo o autor, que é Mestre em Direito Canônico, “cada página expressa o desejo de transmitir a importância da ciência jurídico-canônica dentro da Igreja Católica”.
“O presente material foi elaborado com exclusiva pretensão didática, com o desejo de auxiliar o estudante a se despojar do modo positivista e legalista do estudo do Direito eclesial e assumir uma visão mais teológica dessa realidade constitutivamente inerente à vida da Igreja”, afirmou Padre Adenilson.
Compondo a coleção “Direito Canônico”, a obra aborda temas como: o ordenamento jurídico da Igreja; a potestade de regime e os ofícios eclesiásticos; a organização universal e particular da Igreja; a configuração jurídica da vida consagrada; entre outros.
“Quando se fala de Direito Canônico, fala-se, evidentemente, do Direito da Igreja católica. Por isso mesmo, é preciso entendê-lo como uma realidade intrinsecamente eclesial, ou seja, como realidade que pertence ao plano sobrenatural da fé e da teologia. […] o Direito Canônico está intrinsecamente ligado ao mistério da Igreja. Consequentemente, será impossível aproximar-se de seu estudo sem tomar em consideração como se concebe a Igreja, como grupo social à luz de sua fé. Sendo assim, o ordenamento jurídico-canônico pode ser perfeitamente compreendido quando se toma como ponto de partida a perspectiva da autocompreensão da Igreja como comunidade dos crentes”, escreveu o autor ao longo da obra.
Todos os assuntos são tratados na obra em conformidade com o Direito Canônico, mas sem desconsiderar o mistério da Igreja, em consonância com as instruções do Concílio Vaticano II no Decreto Optatam Totius (n. 16).
“Como observa São João Paulo II, na Constituição Apostólica Sacrae Disciplinae Leges, ‘o instrumento que é o Código combina perfeitamente com a natureza da Igreja, tal como é proposta, principalmente pelo magistério do Concílio Vaticano II em seu conjunto, e de modo especial em sua eclesiologia’”, concluiu.
Padre Adenilson Silva Ferreira é natural da cidade de Tocantins-MG. Nasceu em 22 de setembro de 1977. Foi ordenado presbítero em 9 de dezembro de 2001 e pertence à diocese de Petrópolis-RJ. Cursou Teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino (1998-2001). Possui mestrado em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico, no Rio de Janeiro, agregado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2012). É professor de Teologia e Direito Canônico da Universidade Católica de Petrópolis, na qual é coordenador do curso de Teologia. Na mesma universidade, é ainda professor nos cursos de pós-graduação em Direito Matrimonial Canônico e Direito Processual Canônico. Foi chanceler da Cúria diocesana e ecônomo da diocese. Atuou como juiz no Tribunal Interdiocesano de Niterói e, atualmente, é vigário judicial adjunto da diocese de Petrópolis e pároco da catedral São Pedro de Alcântara.