Ficha técnica
Título: Lendo o livro de Sofonias – A justiça e a pobreza como estilo de vida
Autores: Luiz Alexandre Solano Rossi / Érica Daiane Mauri
Coleção: Lendo a Bíblia
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 64
Área de interesse: Bíblica
“Mais do que uma análise da sociedade, o profeta Sofonias aponta caminhos para uma comunidade mais justa e fraterna, que encontrará sua força na fidelidade a Deus – e não na acumulação de bens e poder.”
Escrito por Alexandre Solano Rossi e Érica Daiane Mauri, o livro “Lendo o Livro de Sofonias – A justiça e a pobreza como estilo de vida”, publicado pela PAULUS Editora, apresenta um estudo aprofundado a respeito do Livro de Sofonias, que se encontra entre os livros proféticos das Sagradas Escrituras. Com o intuito de facilitar a leitura e a interpretação dos textos do profeta Sofonias, esta publicação apresenta informações que contribuem para melhor compreensão da figura desse profeta, a sua sociedade e a sua obra literária.
De acordo com os autores, os escritos deste profeta são pouco conhecidos, uma vez que não aparecem com frequência na Liturgia da Palavra e por ser muito breve, sendo composto por 3 capítulos e um total de 53 versículos. No entanto, as palavras do profeta são de grande importância. “Apesar da sua aparente irrelevância, Sofonias é certamente um profeta grandioso, que relata com precisão e audácia as ações violentas daqueles que detêm o poder político, econômico e religioso em sua sociedade e vulnerabilizam os mais fracos e pobres”, destacam Rossi e Mauri.
Com um discurso que visava alcançar os líderes religiosos e políticos de sua época, Sofonias denunciou e condenou com veemência a corrupção de seu tempo. Segundo a obra, mais do que uma análise da sociedade, o profeta aponta caminhos para uma comunidade mais justa e fraterna, que encontrará sua força na fidelidade a Deus – e não na acumulação de bens e poder.
Para os idealizadores, os caminhos apontados pelo profeta conduzem os fiéis a uma lógica de abandono a Deus, em seu projeto e na prática da justiça. “De forma radical, o profeta Sofonias afirma que é unicamente por causa dos pobres que Deus permite Jerusalém sobreviver. A lógica do profeta é admirável: as vítimas dos poderosos não serão mais vítimas do julgamento de Deus. O novo recomeço acontecerá a partir daqueles que nada são, daqueles que eram desprezados, desumanizados”, explicam os autores.
A obra “Lendo o livro de Sofonias – A justiça e a pobreza como estilo de vida” aponta que o livro do profeta pode ser dividido em três partes, com a estrutura baseada no conteúdo de cada seção, da seguinte forma: ameaças contra Judá, acusações contra as nações e promessa de salvação.
Além disso, o livro apresenta diversos gêneros literários, como oráculos, advertências, salmos, imagens fortes e vivas. Dividido em quatro capítulos, o livro introduz o leitor no contexto histórico, político e social do texto bíblico, além de oferecer, ao final da cada capítulo, perguntas que conduzem o leitor a uma atualização da Palavra de Deus nos dias de hoje. A publicação faz parte da coleção “Lendo a Bíblia”, que oferece ao leitor uma ferramenta de apoio no estudo das Sagradas Escrituras.
Luiz Alexandre Solano Rossi tem pós-doutorado em História Antiga pela UNICAMP e em Teologia pelo Seminário Teológico Fuller, na Califórnia; é doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e mestre em Teologia pela Faculdade do Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos (ISEDET), em Buenos Aires. Autor de mais cem livros publicados no Brasil e no exterior, é professor adjunto na PUCPR, no programa de mestrado e doutorado em Teologia, e professor na UNINTER (Centro Universitário Internacional).
Érica Daiane Mauri possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2007), especialização Lato Sensu em Teologia Bíblica (PUCPR-Maringá). Mestrado em Teologia (PUCPR – Curitiba). Doutoranda em Teologia (PUCPR – Curitiba), sendo integrante do Grupo de Pesquisa Bíblia e Pastoral (PUCPR).