Lançamento da PAULUS une poesia, rimas e belas ilustrações incentivando as crianças a exercerem cidadania | Paulus Editora

Releases

07/02/2011

Lançamento da PAULUS une poesia, rimas e belas ilustrações incentivando as crianças a exercerem cidadania

Por adm

Título: A rua que flutua
Autor: Silvio Costta
Coleção: Sonhos
Acabamento: grampeado
Formato: 16 cm x 23 cm
Paginas: 24
Áreas de interesse: História, Geografia, Língua Portuguesa e Artes

Imagine uma rua totalmente diferente, onde os carros, os semáforos e o barulho dão lugar a bicicletas que voam, lagos e muito verde. Não existem postes cheios de fios e as pipas ficam livres no ar, sem linhas. Os mais jovens se divertem entre si e os adultos voltam a ser crianças. É com esse enredo que Silvio Costta convida os pequenos a enxergarem o que está ao seu redor de uma maneira diferente e bem mais divertida em A rua que flutua, lançamento da PAULUS.

Composta de belas ilustrações, ligadas à leveza do texto, a obra traduz, por meio da poesia e das rimas o sonho de um mundo melhor… Um lugar onde as pessoas se respeitam, vivem bem umas com as outras e as diferenças não são problemas, mas sim soluções.

“A rua que flutua no meu pensamento
não tem cestos de lixo
ou papéis jogados no chão.
Não tem ser humano que nem bixo,
Fuçando restos com a mão.
Lá todo mundo é igual, mesmo sendo diferente,
O amor é o que mais importa,
E o que importa mesmo, é ser gente.”

De acordo com Silvio Costta, a maioria das crianças começa a desenvolver sua personalidade na convivência diária com os colegas do bairro, na descoberta dos verdadeiros amigos, nas brincadeiras, nos acontecimentos do dia-a-dia e na relação com os vizinhos. Foram essas experiências que, segundo o autor, serviram de inspiração para ilustrar as páginas de seu livro, já que remete às lembranças de felicidade e alegria da infância.

“O objetivo é fazer com que as pessoas também possam sonhar e se envolverem ao ler as palavras, construindo conceitos relativos à cidadania. E que os jovens e os mais velhos despertem novamente aquela criança que brincava numa rua, seja ela qual tenha sido, pois cada um tem sua memória e é a infância que constrói as pessoas”, explica.

A rua que flutua  faz com que os pequenos leitores construam e mantenham viva a rua dos seus sonhos, além de contribuir com o desenvolvimento intelectual das crianças convidando-as a ingressar no mundo dos livros e da poesia.

Silvio Costta é professor de filosofia, jornalista, escritor, ator profissional e contador de histórias. Também ministra cursos de teatro e de musicalização infantil nos sindicatos SIEEESP, AMESP, SINPROSP e SEMEI.

Simone Matias é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, porém nunca exerceu a profissão, pois descobriu a ilustração infantil em uma temporada como babá nos Estados Unidos. Tomava conta de três crianças que tinham muitos livros e enquanto lia as histórias para elas, foi se apaixonando pelas ilustrações. Nos EUA, estudou História da Arte dos séculos XIX e XX na Summit Área Community School, em Nova Jersey, e Desenho e Modelo Vivo na New School University, em Nova York. Quando voltou ao Brasil estudou Desenho na ABRA e Pintura na Escola Panamericana de Arte.