Lançamento da PAULUS trata da caminhada missionária e de seus desafios | Paulus Editora

Releases

15/03/2012

Lançamento da PAULUS trata da caminhada missionária e de seus desafios

Por adm

Título: Impulsos e intervenções – Atualidade da missão
Autor: Paulo Suess
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

Impulsos e intervenções aponta para a atualidade da missão e para a necessidade da formação permanente dos missionários e missionárias. Escrito por Paulo Suess, o livro reúne textos que, originalmente, foram apresentados nas reuniões da equipe executiva do Conselho Missionário Nacional (Comina), órgão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e em demais encontros e organismos.

“Participei desses encontros como delegado do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Em suas reuniões periódicas, a equipe executiva do Comina quis não só tratar de assuntos pragmáticos, administrativos e organizativos da atividade missionária, mas também contextualizar e aprofundar temas missiológicos relevantes, desafios herdados e questões novas disputadas. Agora, a equipe pediu a publicação dessas reflexões, cuja responsabilidade é de ordem pessoal”, explica o autor.

Publicada pela PAULUS, a obra é composta de 14 capítulos e proporciona profundas análises a respeito da natureza missionária da Igreja. De acordo com Suess, a Igreja do Brasil tem experiências autênticas, citando Timor Leste, em Moçambique, Haiti e também o interior do país. Porém, ele ressalta os grandes desafios a serem superados.

“Estamos longe de operacionalizar essa natureza missionária como algo óbvio. Ainda estamos longe de ver na missão não apenas uma ‘tarefa opcional’, mas de assumi-la como ‘parte integrante da identidade cristã’ (DAp144), para que o Cristo em e entre nós se torne esperança e glória para todos! (cf. Cl 1,27)”, afirma.

O leitor encontrará também um capítulo dedicado às considerações do autor em relação ao trabalho desenvolvido pelo renomado teólogo José Comblin, falecido no ano passado. O capítulo leva o nome de um de seus livros publicados pela PAULUS: Jesus, enviado do Pai, sobre a centralidade da missão no Evangelho de São João.

“Comblin fez de sua vida e de sua teologia um desdobramento dessa centralidade da missão. O livrinho é um vade-mécum missionário que nos mostra em Jesus ‘um novo modo de ser humano, ou, melhor dito, o modo de ser autenticamente humano’”, enfatiza Suess.

Impulsos e intervenções ainda oferece lembretes para o leitor que funcionam como um minicatecismo missionário para auxiliá-lo em sua caminhada. A obra pertence à coleção Comunidade e Missão, cujo objetivo é contribuir com reflexões importantes para a Igreja nos dias atuais.

Paulo Suess estudou nas universidades de Munique, Louvain e Münster, onde se doutorou em teologia fundamental. A partir de 1966 passou a fazer trabalhos pastorais na Amazônia. Em 1979 foi eleito secretário-geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e em 1987 fundou o curso de pós-graduação em missiologia em São Paulo. De 2000 a 2004 foi presidente da Associação Internacional de Missiologia (IAMS). É doutor honoris causa das universidades de Bamberg (1993) e Frankfurt (2004). Atualmente é assessor teológico do Cimi e do Conselho Missionário Nacional (Comina) e administra cursos de missiologia (mestrado) no Instituto Teológico São Paulo (Itesp). Pela PAULUS, publicou Dicionário de Aparecida – 42 palavras-chave para uma leitura pastoral do Documento de Aparecida.