Lançamento da PAULUS interconecta campo da Ciências Humanas com as Ciências Sociais | Paulus Editora

Releases

12/05/2015

Lançamento da PAULUS interconecta campo da Ciências Humanas com as Ciências Sociais

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Pensamento comunicacional brasileiro – O legado das Ciências humanas
Autor: José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes
Coleção: Comunicação
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21 cm
Páginas: 664
Área de interesse: Comunicação

Autores resgatam textos significativos e históricos, que expressam visão multidisciplinar dos estudos da comunicação no Brasil. 

PAULUS lança a obra Pensamento comunicacional brasileiro – o legado das Ciências humanas – Cultura e poder – volume 2, de autoria de José Marques de Melo e Guilherme Moreira Fernandes. A novidade editorial traz um estudo significativo, que expressa como o campo da Comunicação se interconecta com as Ciências Humanas e as Ciências Sociais aplicadas.

O livro é parte da Coleção Comunicação e apresenta visões de mais de 35 estudiosos das mais distintas gerações de mestrandos a renomados pesquisadores do campo comunicacional. José Marques e Guilherme Moreira expõem, por meio dos textos, diversas orientações metodológicas e epistemológicas, com o propósito de refletir cognitivamente a aplicabilidade da comunicação e sua relação com as Ciências Sociais e Humanas.

A obra está dividida em seis partes e três volumes. O conteúdo expõe temas que perpassam a comunicação em diferentes vertentes, tais como gênese e evolução, o processo básico, o fenômeno cultural, o sistema de poder, fluxos comportamentais refletidos no consumo, participação e opinião pública e ciências sociais aplicadas.

Os autores são apresentados por meio de notas bibliográficas, lidos e interpretados em notas metodológicas por mais de uma dezena de outros autores, segundo olhares de hoje, e que ajudam a contextualizar as reproduções originais. Segundo os autores, trata-se de uma estratégia que resgata conceitos seminais um tanto esquecidos, embora incorporados, os atualiza para a fruição das novas gerações.

Nesse contexto, o estudo é realizado por meio de uma concepção teórico-metodológica singular. Os temas são explorados primeiro pelo resgate autoral de textos originais publicados em diferentes momentos da história do país e seguidos de uma descrição da memória bibliográfica e de uma análise metodológica textual.

José Marques de Melo é jornalista pela universidade Católica de Pernambuco, graduado em ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor e livre-docente em Ciências da Comunicação e é fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, atua como professor titular da Universidade Metodista, onde é diretor da Cátedra Unesco de Comunicação.

Guilherme Moreira Fernandes é jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua como professor da especialização em Televisão, Cinema e Mídias Digitais. Além disso, é diretor e administrador da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação.