Lançamento da PAULUS faz profundas análises acerca de Esdras e da tradição judaica | Paulus Editora

Releases

04/04/2012

Lançamento da PAULUS faz profundas análises acerca de Esdras e da tradição judaica

Por adm

Título: O escriba Esdras e o judaísmo – Um estudo sobre Esdras na tradição judaica
Autor: Donizete Scardelai
Coleção: Biblioteca de Estudos Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 272
Área de interesse: Bíblica

“Ao lado de Moisés, Esdras talvez constitua uma figura tão influente quanto enigmática nas tradições judaicas.” Essas palavras iniciam o novo trabalho de Donizete Scardelai, professor de Teologia na área de Sagradas Escrituras, com especialização em história e cultura do povo judeu na Antiguidade bíblica: O escriba Esdras e o judaísmo – Um estudo sobre Esdras na tradição judaica.
Publicado pela PAULUS, o título, da coleção Biblioteca de Estudos Bíblicos, se desenvolve em quatro capítulos muito bem elaborados. O primeiro coloca em foco o livro de Esdras-Neemias à luz do judaísmo, no qual serão tecidas algumas considerações a respeito da composição da obra Esdras e Neemias na perspectiva da Bíblia judaica.

Em seguida, o autor trata do contexto histórico do retorno do Exílio, fornecendo ao leitor argumentos importantes para compreender esse período. “À medida que o Exílio reforçava uma experiência única de dispersão vivida pelo povo judeu após as conquistas babilônicas, a deportação desse povo para uma terra longínqua sofreu interpretações que fizeram do vazio deixado em Judá um paradigma que ajudou a estimular o retorno à terra da promessa”, explica.

Scardelai busca também construir a plataforma bíblica sobre a qual repousa a prática judaica espelhada no livro de Esdras-Neemias. Por fim, no capítulo 4, faz um levantamento detalhado dos principais textos da tradição judaica — o Talmude e o Midrash Rabbá — para demonstrar o lugar ocupado por este personagem na tradição judaica.

“(…) Este trabalho pretende recuperar Esdras como um dos maiores elos da reconstrução humana do Israel pós-exílico. A tradição rabínica encontrou nele a fonte humanizadora da práxis da lei mosaica. Sua contribuição cobre, a propósito, a liturgia sinagogal, mas também a área social, a educação e a exegese, apontando o limiar da interpretação legal das Escrituras. Ele teve um papel decisivo na implantação das regras que moldaram e consolidaram os rumos do judaísmo da sinagoga até os dias atuais”, conclui o autor.

O escriba Esdras e o judaísmo – Um estudo sobre Esdras na tradição judaica tem vastas notas de referência, alguns quadros explicativos e uma completa conclusão, auxiliando o leitor no aprofundamento de seus conhecimentos. O título é o terceiro trabalho do autor pela PAULUS. Os outros dois são Introdução ao Primeiro Testamento – Deus e Israel Constroem a História e Da Religião Bíblica ao Judaísmo Rabínico.

Donizete Scardelai é professor de Teologia na área de Sagradas Escrituras, com especialização em história e cultura do povo judeu na Antiguidade bíblica. Estudou em Jerusalém (Israel), onde desenvolveu pesquisas sobre movimentos messiânicos judaicos do século I. É mestre em Teologia e Judaísmo pela Faculdade de Teologia Saint Michael’s College, da Universidade de Toronto, Canadá. Em 2005, obteve o título de doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, programa de Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaicas, da Universidade de São Paulo.