Quaresma e a Páscoa – Como celebrar? | Paulus Editora

Releases

16/03/2011

Quaresma e a Páscoa – Como celebrar?

Por adm

Ficha Técnica
Título: Quaresma e Páscoa – Como celebrar?
Autores: Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima e Pe. Luiz Miguel Duarte
Acabamento: Grampeado
Formato: 13,5 cm x 18 cm
Páginas: 40
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

 

Obra da PAULUS auxilia cristãos a viver profundamente a Quaresma e a Páscoa

A palavra “quaresma”, do latim quadragésima, é utilizada para nomear os quarenta dias – sem contar os domingos, nos quais não se faz penitência – que antecedem a Páscoa. Esse é um período de muita reflexão, oração e penitência para os cristãos, já que contém o ponto central do cristianismo: o Mistério Pascal – Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Com o objetivo de oferecer um material que trate desse assunto de forma simples e didática, capaz de incentivar a participação cada vez mais intensa dos fiéis, a PAULUS lança Quaresma e Páscoa – Como celebrar?, de pe. Antônio Lúcio da Silva Lima e pe. Luiz Miguel Duarte.

Segundo os autores, a obra foi escrita pensando na grande sensibilidade que o povo de Deus tem em relação aos acontecimentos finais da vida de Jesus e na vontade manifestada pelas pessoas em compartilhar e entender tais festividades. “Aos que desejam aprofundar o conhecimento dos mistérios cristãos e participar mais ativamente das ações litúrgicas, este livro traz o sentido profundo de cada celebração, faz propostas concretas para dinamizá-las e põe em destaque seus aspectos simbólicos”, afirmam.

Dividido em quatro partes, o livro aborda, primeiramente, a Quaresma e o que quer dizer o número 40 na Sagrada Escritura, além das leituras bíblicas dominicais para a ocasião e as questões simbólicas, como o uso da cor roxa para representar a penitência. Depois, os autores falam sobre a Semana Santa, com início no Domingo de Ramos e término no Domingo da Ressurreição, e elucidam alguns pontos: o porquê de os sacerdotes utilizarem paramentos de cor vermelha, o que são as procissões, quais os cantos apropriados etc.

Já na terceira parte, o leitor encontrará informações a respeito dos ritos e das acolhidas realizadas no Tríduo Pascal. “A palavra tríduo deriva do latim triduum, que significa ‘duração de três dias’, e pascal vem de páscoa, palavra hebraica que significa passagem. O Tríduo Pascal, que vai da missa vespertina da Quinta-feira Santa até o Domingo de Páscoa, inclusive, é o centro de gravidade do Ano litúrgico”, explicam os autores.

Por fim, os sacerdotes da congregação dos padres e irmãos paulinos discorrem sobre o Tempo Pascal – período festivo em torno da Páscoa do Senhor mantido pela Igreja ao longo de cinquenta dias. “Os oito primeiros dias do Tempo Pascal constituem a Oitava da Páscoa, como prolongamento da alegria da Ressurreição de Cristo e são celebrados como solenidade do Senhor. No sétimo Domingo da Páscoa celebra-se a solenidade da Ascensão do Senhor. O Tempo Pascal encerra-se com a solenidade de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre a Igreja”, concluem.

Quaresma e Páscoa – Como celebrar? conta ainda com algumas dicas de leitura e uma prece a Cristo Ressuscitado, elementos que estimulam as pessoas a se dedicarem ainda mais às meditações e à busca do crescimento espiritual propostas pela Igreja neste momento de renovação.

Pe. Antônio Lúcio da Silva Lima é sacerdote paulino e coordenador dos departamentos de minimídia e fotocomposição da PAULUS.

Pe. Luiz Miguel Duarte é sacerdote paulino e responsável pela redação do periódico Liturgia Diária das Horas, da PAULUS.