Lançamento da coleção PHILOSOPHICA aborda o conceito de alma em Platão | Paulus Editora

Releases

11/05/2017

Lançamento da coleção PHILOSOPHICA aborda o conceito de alma em Platão

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Platão e a questão da alma
Autor (a): Monique Dixaut
Coleção:  Philosophica
Acabamento: Brochura
Formato:13,5 cm x 21 cm
Páginas: 432
Área de interesse: Filosofia

A PAULUS Editora lança Platão e a questão da alma, de Monique Dixsaut, renomada filósofa e historiadora da filosofia antiga da França, com tradução de Cristina de Souza Agostini, doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e pesquisadora em Platão. A obra faz parte da coleção PHILOSOPHICA e discursa sobre a questão da alma em Platão, adentrando em suas particularidades de uma maneira mais sistemática e focal. O livro é composto de duas partes, 12 capítulos e o epílogo da autora.

Dixsaut, diante do conceito “Alma”, presente em todos os Diálogos de Platão, questiona: “O que é a alma?” Será que a “alma” que se discute nos textos platônicos confere a seu objeto uma maneira de ser essencial e definível? Com essa pergunta inicial, desenvolve suas duas grandes partes: Ações e paixões da alma e Escolhas.

Na primeira, apresenta a natureza e papel da alma na sensação; as duas memórias de Platão; desejo e prazer; o amor philia e suas leis, as figuras da loucura e adivinhação e profecia em Timeu. Na segunda e última parte, aprofunda a questão do tempo e a mudança; a vida boa; a justiça e felicidade; o mal; a política verdadeira e o que é o mito e sua interpretação.

Como se vê, o livro é de um denso conteúdo, preparado para o leitor que já teve acesso aos textos platônicos ou que tem curiosidade de trabalhar um tema específico. Platão e a questão da alma é indicado para estudantes, professores e pesquisadores que querem, assim como Monique Dixsaut, “lembrar que nenhuma palavra corresponde necessariamente a algo, que nenhuma resposta responde completamente à questão e que nenhuma solução suprime um problema.”

Monique Dixsaut é professora da Universidade de Paris I – Panthéon Sorbonne (frança), além de renomada filósofa e historiadora da filosofia antiga.