Jesus, hebreu por parte de Mãe – O Cristo de Mateus | Paulus Editora

Releases

27/06/2023

Jesus, hebreu por parte de Mãe – O Cristo de Mateus

Por Imprensa

Ficha técnica
Título: Jesus, hebreu por parte de Mãe – O Cristo de Mateus
Autor: Alberto Maggi
Coleção: Bíblia hoje
Acabamento: Brochura
Dimensões (AXC): 21,00 X 13,50
Páginas: 288
Área de interesse: Bíblico/ Pastoral

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Jesus, hebreu por parte de Mãe – O Cristo de Mateus”, de Alberto Maggi com tradução de Pe. José Bortolini, apresenta aos leitores um estudo sobre a figura e os principais ensinamentos de Jesus, conforme a leitura dos textos bíblicos de São Mateus, o Evangelho que, segundo a obra, mais do que todos os outros, transmite a mentalidade judaica, uma vez escrita por um escriba para uma comunidade de judeus que reconheceu em Jesus o Messias esperado.

Segundo Alberto Maggi, esse Evangelho utilizado na composição do texto proposto visa auxiliar o leitor a descobrir a novidade de Jesus, a Boa Notícia válida para todos os tempos e necessária para os dias de hoje. De modo especial, trata-se de uma reflexão capaz elucidar as diversas atitudes também ligadas ao clericalismo religioso. Para o autor, este livro se torna uma denúncia – em qualquer lugar e sempre presente – do tipo do religioso, daquele que se julga justo diante de Deus e se autoriza a desprezar o irmão, fugindo completamente da vontade do Pai.

Com esse viés, a obra que integra a coleção “Bíblia hoje” relata que Jesus não foi nem um judeu piedoso, nem um reformador. Segundo Maggi, o Cristo é o homem-Deus, a manifestação visível do Deus invisível, o único que podia mudar a relação entre os homens e o Pai. O livro explica que foi referindo-se ao Pai e ao seu projeto de salvação que Jesus pôde destacar-se do mundo cultural judaico com o objetivo de dar início a uma mudança radical e irreversível, não apenas no âmbito histórico, mas também do fenômeno religioso.

Para refletir o Cristo de Mateus, o autor propõe as seguintes temáticas: “O Messias sem Pai”, “Pânico em Jerusalém”, “O primeiro choque”, “Para a casa do diabo”, “O ópio e a adrenalina”, “Não matar?”, “O teatrinho da religião”, “O enigma do Pater”, “Profetas, ovelhas e lobos”, “O intocável, o infiel e o invisível”, “A fábrica dos pecados”, “Um Deus grátis”, “Ultimato a Cristo”, “A fuga do Messias”, “Parábolas e tentações”, “Os números de Mateus”, “Alarme em Jerusalém”, “Os sinais do diabo”, “O diabo em carne e osso”, “Jesus, Pedro e o lunático”, “A ovelha enganada”, “Palavra de Deus (ou de Moisés?)”, “Amaldiçoado por Deus”, “Terremoto Jesus”, “A última tentação”, “Pecado original”, “A catástrofe”, “O último diabo”, “O melhor e o pio”, “O escândalo de Israel”, “O véu inútil” e “A pedra inútil”, além do índice de citações bíblicas e considerações do autor.

Segundo Alberto Maggi, a força profética de Jesus dirigida com audácia contra poderosos e prepotentes, contra opressores e violentos, e sempre alimentada por infinita ternura pelos fracos e pequenos, por compaixão pelos marginalizados e excluídos, de amor por todos os homens e por toda criatura, nasceu também da humildade de quem soube frequentar a escola dos pobres e sofredores, aceitando plasmar a própria humanidade de acordo com o querer de Deus, não só mediante as Escrituras, mas também por meio do cotidiano e fatigante encontro com pessoas humanas.

Para o autor, este livro é um grito cheio de paixão em prol da liberdade evangélica e da evangelização do semblante de Deus realizada por Jesus. Maggi orienta ser útil que o leitor cristão tenha como critério de leitura a aplicação a si e à própria comunidade eclesial aquilo que, em relação aos fariseus e escribas, é denunciado acerca da instituição religiosa judaica. O livro é indicado para todos que desejam aprofundar os textos bíblicos e suas mensagens proféticas de salvação. 

 Alberto Maggi – Frade da Ordem dos Servos de Maria, é teólogo e biblista. Estudou nas Pontifícias Faculdades Teológicas Marianum e Gregoriana, em Roma, e na École Biblique et Archéologique Française de Jerusalém. Fundou e dirige o Centro de Estudos Bíblicos “G. Vannucci”, em Montefano (Itália), onde se dedica à divulgação das Sagradas Escrituras e onde se ocupou da tradução e comentário dos Evangelhos de João e de Mateus, junto com Ricardo Perez. Escreve para a revista Rocca e apresentou pela Radio Vaticana o programa “La Buona Notizia è per tutti!” (A Boa Notícia é para todos!). Pela PAULUS Editora, em português, foi publicada a obra “A loucura de Deus: o Cristo de João”, de sua autoria.