J. B. Libanio fala das diferentes abordagens sobre Jesus em novo livro da PAULUS | Paulus Editora

Releases

09/02/2012

J. B. Libanio fala das diferentes abordagens sobre Jesus em novo livro da PAULUS

Por adm

Título: Linguagens sobre Jesus – Linguagens narrativa e exegética moderna (vol. 2)
Autor: J. B. Libanio
Coleção: Temas Bíblicos
Acabamento: Costurado
Formato: 13 cm x 21 cm
Páginas: 176
Área de interesse: Bíblica

Linguagens sobre Jesus – Linguagens narrativa e exegética moderna (vol. 2), do padre e teólogo J. B. Libanio, dá continuidade à série de títulos que pretende se deter, entre outros pontos, nas diferentes ideias elaboradas a respeito de Cristo. Publicada pela PAULUS, a coleção propõe ao leitor profundas reflexões ao ressaltar a riqueza da pessoa de Jesus.

“Estudar as linguagens sobre Ele permite crescer no conhecimento e relevância de sua pessoa. De Jesus vale dizer que ninguém sai ileso ao defrontar-se com as linguagens que o exprimem nos diferentes momentos da história. Debruçar-se sobre elas favorece adentrar no mistério maior da fé cristã”, explica o autor.

Dividido em três capítulos, o livro possui introdução e conclusão para cada um, auxiliando na compreensão das análises de cada abordagem a respeito de Cristo presentes na obra, a saber: linguagem teonarrativa, da exegese moderna e dos Evangelhos. Há ainda as dinâmicas, nas quais o leitor é indagado sobre algumas questões estudadas no decorrer das páginas, a fim de ajudá-lo a fixar as informações adquiridas.

“A linguagem narrativa retrata o agir de Deus na história e como Jesus relatou as maravilhas de seu Pai e a sua missão. A exegese moderna trouxe maravilhosas contribuições que nos põem bem perto do Jesus da história que os quatro Evangelhos narram. No final, o conjunto das linguagens faz avultar a figura de Jesus diante do leitor, de modo a poder pedir com Inácio de Loyola a graça de conhecê-lo internamente para mais amá-lo e segui-lo”, explica Libanio.

Muito bem elaborado, este texto evolui com facilidade. Revela a cada passagem o comprometimento e o cuidado do teólogo ao realizar tal pesquisa, pautada na importância da pessoa de Jesus, incapaz de ser esgotada por qualquer literatura.

“Não tem sentido elaborar textos sobre Jesus que abalem a fé do fiel, que impeçam a credibilidade em sua pessoa e a viabilidade do seguimento. Nem a pura facticidade, nem o puro mito sustentam a fé em Jesus. A articulação, que a exegese moderna pretende, consiste em articular o melhor possível tudo o que alcançamos saber dele com a interpretação existencial ao fiel, a fim de segui-lo no cotidiano de sua vida”, conclui o autor.

Linguagens sobre Jesus – Linguagens narrativa e exegética moderna (vol. 2) pertence à coleção Temas Bíblicos e dá continuidade à proposta de ajudar o leitor a compreender os inúmeros discursos a respeito de Cristo. Linguagens sobre Jesus – As linguagens tradicional, neotradicional pós-moderna, carismática e neopentecostal (vol. 1) foi lançado no final de 2011 e, a exemplo do segundo volume, é leitura obrigatória para quem deseja aprofundar os conhecimentos nesta temática.

João Batista Libanio é padre jesuíta, escritor e teólogo. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.