Introdução à Semiótica | Paulus Editora

Releases

02/08/2017

Introdução à Semiótica

Por Imprensa

Título: Introdução à Semiótica
Autores: Winfried Nöth e Lucia Santaella
Acabamento: Brochura
Coleção: Introduções
Formato: 16 (larg) x 23 (alt)
Número de páginas: 256
Área de interesse: Ciências humanas e sociais, linguística

Introdução à Semiótica, de Winfried Nöth e Lucia Santaella, é o mais recente lançamento da PAULUS editora. Na obra, os autores apresentam os elementos da semiótica e as abordagens principais à ciência dos signos, da comunicação e das linguagens. Em nove lições, o livro introduz os conceitos principais das teorias do signo e oferece um panorama abrangente das correntes mais importantes da semiótica contemporânea.

A obra é voltada para quem deseja estudar e se aprofundar no tema. Segundo os autores, os signos estão crescendo. Entendê-los tornou-se um dever a ser cumprido para a formação crítica dos estudantes. “Esta introdução auxilia os que estão envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem acerca dos modos pelos quais a comunicação e as linguagens funcionam.”

Os capítulos estão divididos em “A semiótica e os signos: uma primeira orientação”; “A teoria dos signos de C. S. Peirce”; “F. de Saussure: Fundamentos da semiótica estruturalista”; “A semiótica hiperestruturalista de Louis Hjelmslev”; “Semiótica funcionalista e as funções semióticas”; “A semiótica dos códigos”; “A semiótica estruturalista e pós-estruturalista de Roland Barthes”; “A semiótica discursiva e narrativa de Algirdas J. Greimas”; “Iúri Lotman: A semiosfera e a semiótica da cultura”, além de bibliografia, índice de nomes e índice terminológico.

No final de cada capítulo os autores propõem uma atividade separada por conceitos-chave, exemplos e temas suplementares para apresentar e discutir em aula, sugestões para trabalhos finais do curso e literatura suplementar.

Lucia Santaella é pesquisadora, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e na pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Publicou 44 livros e organizou 16, como também cerca de 400 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), Sergio Motta (2005) e Luiz Beltrão (2010). Publicou pela PAULUS, entre outros, os títulos Temas e dilemas do pós-digital: a voz da política, Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibernética, Linguagens líquidas na era da mobilidade e Corpo e comunicação: Sintoma da cultura.

Winfried Nöth é membro honorário da Associação Internacional de Semiótica Visual, ex-presidente da Associação Alemã de Semiótica e professor de Semiótica Cognitiva da PUC-SP desde 2011. Foi catedrático de linguística e semiótica e diretor do Centro Internacional de Estudos em Cultura da Universidade de Kassel e professor convidado nas universidades de Aachen, Wisconsin, PUC-SP, Rikkyo (Tóquio) e Humboldt (Berlim). Sua pesquisa se concentra nas áreas da semiótica e filosofia de Charles S. Peirce, semiótica geral e semiótica da cognição, das imagens, dos mapas e das mídias. Autor de vários livros publicados em português.