Igreja em saída Sinodal para as periferias – Reflexões sobre I Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe | Paulus Editora

Releases

27/01/2023

Igreja em saída Sinodal para as periferias – Reflexões sobre I Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Igreja em saída Sinodal para as periferias – Reflexões sobre I Assembleia eclesial da América Latina e do Caribe
Orgs: Geraldo Luiz de Mori/ Francisco de Aquino Júnior
Coleção: Synodos
Acabamento: Brochura
Páginas: 216
Dimensões: (AxC) 21,00 x 13,50
Área de interesse: Pastoral

Publicação oferece a agentes de pastoral uma compreensão aprofundada do significado e do alcance da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Como parte da coleção “Synodos”, a PAULUS Editora publica o livro “Igreja em saída Sinodal para as periferias – Reflexões sobre I Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe”, organizado por Geraldo Luiz de Mori e Francisco de Aquino Júnior.

A I Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe aconteceu entre 21 e 28 de novembro de 2021, em Guadalupe, no México, com o tema “Todos somos discípulos missionários em saída”, e reuniu 100 pessoas presencialmente e mais de 900 pelas plataformas digitais. De acordo com a obra, o encontro foi um passo importante no caminho sinodal proposto pelo papa Francisco como método para uma reforma da Igreja em seu conjunto. O evento foi um “laboratório” para o que é proposto para o conjunto da Igreja na XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos já vivida pela Igreja desde 10 de outubro de 2021 e, de modo especial, com o encontro em Roma previsto para 2023. 

Visando tornar acessível a todo o povo de Deus os frutos e encaminhamentos propostos pela I Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, um grupo de teólogos(as) e pastoralistas do Brasil está empenhado em difundir os temas e dinâmicas vividos nesse evento, ampliando o debate para outras áreas da Igreja que ainda não tiveram acesso ao material. 

Neste sentido, a presente publicação tem como objetivo oferecer a agentes de pastoral uma compreensão aprofundada do significado e do alcance da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe nos processos de reforma da Igreja implementados pelo papa Francisco, de modo que os principais conteúdos e debates da Assembleia Eclesial possam ter uma recepção criativa no país.

A publicação está dividida em 3 partes: preparação, evento e recepção, e seis capítulos. O prefácio é de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a conclusão é de Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Entre os especialistas que compuseram os capítulos, estão: Agenor Brighenti, Rosana Manzini, Geraldo de Mori, Marilza Schuina, Francisco de Aquino Júnior, Mauricio López, Luiz Carlos Susin, João Mendonça e Cesar Kuzma.

A obra é indicada para religiosos, religiosas, leigos e todos aqueles envolvidos em pastorais e movimentos, interessados em fazer parte deste importante processo sinodal que vive a Igreja Católica neste momento.

Pe. Geraldo Luiz de Mori, sj é religioso jesuíta, bacharel em Filosofia e Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); licenciado em Filosofia pela PUC Minas; mestre e doutor em Teologia pelo Centre Sèvres – Facultés Jésuites de Paris (França); pós-doutorado no Institut Catholique de Paris. Professor titular no Departamento de Teologia da FAJE.

Pe. Francisco de Aquino Júnior é presbítero da Diocese de Limoeiro do Norte (CE), possui graduação em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Teologia pela FAJE, doutorado em Teologia – Westfälische Wilhelms Universität Münster e pós-doutorado em Teologia na FAJE.