Ficha Técnica
Título: Francisco de Assis e Charles de Foucauld – Enamorados do Deus humanado
Autor: Dom Beto Breis, ofm
Coleção: Cidadãos do reino
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 168
Área de interesse: Espiritualidade
Testemunhos e semelhanças de cristãos enamorados pelo Deus humanado
A PAULUS Editora lança o livro Francisco de Assis e Charles de Foucauld – Enamorados do Deus Humanado, escrito pelo bispo franciscano da diocese de Juazeiro (Bahia) Dom Beto Breis.
Nesta obra, o autor apresenta duas grandes figuras da espiritualidade cristã: São Francisco de Assis e o Bem-Aventurado Charles de Foucauld, homens de tempos distantes um do outro, mas que se aproximam de maneira admirável por um encanto comum: o fascínio pelo mistério da Encarnação e o modo apaixonado e terno de seguir os passos daquele que, sendo Deus, forte e grande, fez-se frágil e pequeno para assumir a condição humana.
Escrito em linguagem clara e acessível, o livro está dividido em três partes. Dom Beto Breis percorre escritos e testemunhos vividos por ambos para apresentar, em Francisco, o modo apostólico de seguir o Cristo e, em Charles, a vida oculta de Jesus de Nazaré. O volume também deixa transparecer, sobretudo, como Francisco de Assis foi conhecido e admirado por Charles, formando um confronto entre as ações e modelo radical dos dois místicos.
Com esse viés, a primeira parte da publicação traz o tema “Confronto e diálogo entre as duas espiritualidades”. Dom Beto apresenta a compreensão que Charles de Foucauld tinha de São Francisco e os pontos de contato específicos de cada um. Já a segunda parte reflete sobre a “mística” da encarnação em Charles de Foucauld. O autor destaca alguns elementos da espiritualidade de Charles que se aproximam do exemplo franciscano. Além disso, fala da missão e das consequências da evangelização.
Por fim, a terceira e última parte aborda a “mística” da encarnação em Francisco de Assis – como o irmão de Assis escolheu despojar-se de tudo para dar lugar ao desejo de Deus.
Dom Beto conta que a obra nasceu de sua dissertação de mestrado em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma. A inspiração em Francisco de Assis sempre estivera presente em sua caminhada na Ordem Franciscana; mais tarde, ao participar da beatificação Charles de Foucauld em 13 novembro de 2005, o bispo passou a conhecer de perto os escritos deixados pelo místico.
“O livro contribuirá para a espiritualidade de leigos e consagrados. Papa Francisco cita uma Igreja despojada, seguidora de Cristo. Os dois mostram esse encontro. A leitura é indicada para os religiosos e cristãos em geral, que querem conhecer duas figuras que mostram que é possível viver o Evangelho. Desejo que os dois sejam mais conhecidos e possam inspirar os cristãos do século XXI.”
Dom Beto foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em fevereiro de 2016. É mestre em Teologia com especialização em Espiritualidade pela Pontifícia Universidade Antonianum de Roma.