Formação para leitores e ministros da Palavra | Paulus Editora

Releases

14/04/2017

Formação para leitores e ministros da Palavra

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Formação para Leitores e Ministros da Palavra
Autor: Padre Luiz Miguel Duarte e João Paulo Bedor
Acabamento: Brochura
Coleção: Liturgia Festa do Povo
Formato: 12.5 x 18
Páginas: 64
Área de interesse: Liturgia

Subsídio traz formação para leitores e ministros da Palavra, no exercício da proclamação da Palavra de Deus

Lançada pela PAULUS Editora, a obra Formação para leitores e ministros da Palavra, de autoria do Padre Luiz Miguel Duarte e João Paulo Bedor, convida leitores e ministros da celebração da palavra para conhecer, meditar e celebrar com profundidade a Palavra de Deus, expressa por meio das leituras e evangelhos nas inúmeras missas e celebrações.

Padre Luiz Miguel revela que, em toda a história do cristianismo, a Palavra de Deus sempre ocupou lugar de destaque. Temos por base a celebração eucarística, cuja estrutura fundamental é composta pela Mesa da Palavra e a Mesa da Eucaristia.

Deste modo, o presente livro está dividido em seis partes: a primeira reflete sobre a Sagrada Escritura, com perguntas que respondem a questões como o que é a Bíblia, abordando desde suas divisões e classificações, até as representações em termos de capítulos e versículos. A reflexão ainda fala da importância da Palavra de Deus na vida de todo o povo cristão.

A segunda parte trata da função ministerial. Nela, os idealizadores estudam a finalidade do ministro na celebração da Palavra e revelam os pré-requisitos para o exercício da missão, bem como a importância da oração na vida do ministro. Já a terceira formação traz toda a estrutura da celebração da Palavra dos ritos iniciais aos ritos finais.

A quarta parte oferece orientações para os leitores. João Paulo e Padre Luiz Miguel ensinam como proclamar devidamente a palavra de Deus, sem transformá-la em mera leitura. No quinto capítulo o leitor encontra uma formação sobre os livros litúrgicos, isto é, os Lecionários: Dominical, Semanal e Santoral. Por fim, o último capítulo apresenta dois modelos de roteiros para a celebração da Palavra.

De acordo com os autores, quem proclama a Palavra de Deus se faz porta-voz do próprio Deus. Dai surge a necessidade de se preparar devidamente.