Filosofia – Antiguidade e Idade Média | Paulus Editora

Releases

10/04/2017

Filosofia – Antiguidade e Idade Média

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Filosofia – Antiguidade e Idade Média
Autores: Dario Antiseri e Giovanni Reale
Coleção: Filosofia
Acabamento: Costurado
Formato: 16 cm x 23 cm
Páginas: 704
Área de interesse: Filosofia

Manual, revisto e ampliado, apresenta problemas filosóficos sob a perspectiva dos principais historiadores da filosofia da Antiguidade e Idade Média

Filosofia – Antiguidade e Idade Média é o primeiro volume da coleção Filosofia, lançada pela PAULUS Editora. Este manual foi publicado pela primeira vez em 1983; agora, revisto e ampliado, apresenta a história dos problemas filosóficos que intermedeiam o desenvolvimento da ciência, com clareza expositiva oriunda das pesquisas dos principais historiadores das filosofias antiga e medieval.

Em linhas gerais, um grande filósofo é o gênio de uma grande ideia: Platão e o mundo das ideias; Aristóteles e o conceito de Ser; Agostinho e a “terceira navegação” no madeiro da Cruz etc. É exatamente nesse horizonte que esta nova edição do pensamento ocidental se apresenta enriquecida por uma série de aprofundamentos referentes a importantes questões filosóficas, que são como anéis constitutivos da grande corrente de pensamento que é a história da filosofia ocidental.

Dentro desta perspectiva, a obra, que já foi amplamente difundida no exterior (traduzida, além do português, em espanhol, russo, cazaque, chinês, letão e urdu), está dividida em 12 partes e discorre sobre os filósofos pré-socráticos; os sofistas e Sócrates; Platão e academia; Aristóteles e o Perípato; o Helenismo e suas escolas; da Grécia a Roma; a Bíblia e o mundo grego; a Patrística e Agostinho; rumo à Escolástica; a Escolástica entre os séculos XI e XII; o ápice da Escolástica e o século XIV e a ruptura do equilíbrio entre razão e fé.

A história da filosofia é a história dos problemas, das teorias e das argumentações filosóficas. É a história dos debates, das conquistas e dos erros dos filósofos. É a história de sempre novas tentativas de tomar de assalto questões inevitáveis, na esperança de conhecer sempre mais a nós mesmos, de encontrar orientações para a nossa vida e menos frágeis motivações para nossas opções.

Giovanni Reale (1931-2017), um dos maiores historiadores do pensamento antigo, conhecido sobretudo por seus estudos sobre Platão e Aristóteles, foi condecorado Cavaleiro da Grã Cruz da Ordem do Mérito da República Italiana. Lecionou na Facoltà di Filosofia del San Raffaele de Milão até perto de falecer. Publicou pela PAULUS, entre outros, Corpo, alma e saúde: o conceito de homem de Homero a Platão (2002).

Dario Antiseri (1940), um dos mais conhecidos filósofos italianos contemporâneos, recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Estatal de Moscou, junto com Giovanni reale. Lecionou na Universidade La sapienza de Roma, na Universidade de Pádua e na Libera Università Internazionale degli Studi Sociali Guido Carli.