Ficha Técnica
Título: Fé e Razão – o fundamento gerador de sentido da religião
Autor (a): Anselm Grün/ Bern Deininger
Coleção: Espiritualidade Cotidiana
Acabamento: Brochura
Páginas: 224
Dimensões: (AxC): 17,00 x 11,00
Área de interesse: Fé
O título da coleção Espiritualidade Cotidiana aborda as relações entre fé e razão, entre a teologia, a filosofia e as ciências
Publicado pela PAULUS Editora, o livro Fé e Razão – o fundamento gerador de sentido da religião foi escrito pelo monge beneditino Anselm Grün e pelo especialista em psicoterapia Bern Deininger. O título aborda as relações que existem entre fé e razão, entre a teologia, a filosofia e as ciências.
Na obra, os autores buscam interpretar os textos das cartas paulinas, que muitas vezes são incompreensíveis, de tal forma que os fiéis possam compreendê-los e penetrá-los com a sua razão.
“No centro desta busca, estão temas centrais para nós, cristãos, como a salvação, a ressurreição e a vida eterna. Compreender o texto bíblico sempre significa também compreender melhor a si mesmo e sentir o mistério de Deus e sua atuação conosco, os humanos”, escreveram os autores.
Das muitas formas de interpretar os textos paulinos, os autores não se fecham em suas afirmações, mas utilizam suas experiências de psicanalista e de pastor como “óculos” para olhar para as palavras bíblicas.
Eles olham para os textos de um ponto de vista espiritual-místico e de um ponto de vista psicológico profundo – uma combinação que ilumina a base significativa da religião de uma forma completamente nova.
Com a obra, deseja-se encorajar os leitores e as leitoras a iniciar um diálogo entre suas próprias experiências e as de Paulo, para se compreenderem melhor e se abrirem ao mistério de Deus que está acima de toda a compreensão humana.
ANSELM GRÜN – Monge beneditino alemão, é considerado um dos autores cristãos mais lidos e traduzidos da atualidade. Nascido em Junkershausen, em 1945, foi criado em Munique, onde seus pais possuíam uma loja de materiais elétricos. Ingressou na abadia de Münsterschwarzach em 1964. Cursou Filosofia e Teologia no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, em Roma, residindo na abadia de Santa Otília. Em sua tese de doutorado em Teologia, concentrou-se no pensamento de Karl Rahner. Em 1976, publicou seu primeiro livro, Pureza de Coração, depois do qual escreveria mais de trezentas obras inéditas.
BERND DEININGER – É especialista em Medicina Psicossomática e Psicoterapia (Psicanálise), além de especialista em Psiquiatria e Neurologia. Médico-chefe da Clínica de Medicina Psicossomática do Hospital Martha-Maria de Nuremberg, tem licenciatura em Teologia Protestante pela Universidade Ludwig Maximilians de Munique. Estudou Filosofia na Universidade Jesuíta de Filosofia de Munique. Além disso, trabalhou como analista e supervisor de treinamento, bem como examinador especialista na Associação Médica do Estado da Baviera. Últimas publicações: Como a Igreja Abusa do Seu Poder, Frankfurt, 2014; Sobre o Poder Transformador dos Sentimentos Negativos, Münsterschwarzach, 2018; Por que Abel Teve que Morrer, Münsterschwarzach, 2020; Compreender em vez de Condenar, Münsterschwarzach, 2021.