Família e sexualidade – Desafios e novas perspectivas | Paulus Editora

Releases

31/08/2023

Família e sexualidade – Desafios e novas perspectivas

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Família e sexualidade – Desafios e novas perspectivas
Autor: Padre Márcio José Costa Teixeira
Acabamento: Brochura
Coleção: Pastoral e Comunidade
Páginas: 208
Dimensão: (AXC) 20,00 x 13,00
Área de interesse: Pastoral

Obra propõe diálogo em âmbito pastoral entre a cultura contemporânea e o ensinamento da Igreja sobre a família e a vivência da sexualidade

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Família e sexualidade — Desafios e novas perspectivas”, escrito por Padre Márcio José Costa Teixeira, convida o leitor a repensar a sexualidade humana, o matrimônio e a família à luz dos desafios dos tempos atuais propondo novos discernimentos e acertos pastorais. 

Na presente publicação, o autor busca identificar, à luz da Amoris Laetitia, os desafios e novas perspectivas para a ação pastoral, no contexto atual da família, considerando os princípios da ética teológica da sexualidade e do matrimônio. Segundo a obra, constata-se a sistematização dos grandes desafios atuais que afetam a família e a sexualidade, tendo em vista a proposição de uma ética teológica e cristã. 

Nesta perspectiva, são apresentados o ensinamento do magistério da Igreja e a reflexão teológica que fundamentam as categorias e os princípios éticos da moral familiar e sexual. O texto traz novas perspectivas e orientações propostas na Amoris Laetitia que são expostas como contribuição para uma pastoral de acompanhamento, discernimento e integração da família e da sexualidade.

Segundo a publicação, são constantes as mudanças na sociedade e a família está no centro dessas transformações. Dom Paulo Jackson Nobrega de Sousa, arcebispo de Olinda e Recife sinaliza no prefácio do livro, alguns acontecimentos que afetam de forma direta e indireta as famílias, entre os pontos levantados: a perda gradativa do senso de Deus, a crise de sentido, a crise da transmissão da fé e de valores humanísticos, a fragmentação da unidade do ser, a busca insana pela realização hedonista dos desejos, o ser pragmático, narcisista e presenteísta, a autorreferencialidade do indivíduo, a onipotência do consumo e do mercado, as imaturidades psicoemocionais, a antecipação da fase adulta e o prolongamento da adolescência, a lógica hedonista da felicidade, a descartabilidade das relações, a indiferença para com o outro, as relações afetivas marcadas pelo consumo, entre outros. 

Diante deste cenário, em 1980, o papa São João Paulo II convocou um Sínodo Ordinário sobre a Família. Das contribuições dos padres sinodais, nasceu a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Familiaris Consortio. Após trinta e cinco anos, o papa Francisco convocou outro Sínodo Ordinário sobre a Família, intitulado “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”, depois de um Sínodo Extraordinário, em 2014, o Santo Padre convidou os fiéis a refletirem sobre os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização. Logo após, em 2016, Francisco apresentou à Igreja e ao mundo a Exortação Apostólica Pós-Sinodal Amoris Laetitia.

Com o apoio desses documentos da Igreja, o autor traça o caminho de contextualizar a sexualidade e discute qual deve ser a abordagem de pastorais e cristãos. Este trabalho é fruto da dissertação de mestrado do autor e resultado de muita oração e trabalho pastoral cotidiano junto a diversas famílias em suas realidades. Este livro está dividido em três capítulos centrais com os temas: “Família e sexualidade na contemporaneidade”; “Família e sexualidade no magistério e na Teologia” e “Família e sexualidade: perspectivas pastorais na Amoris Laetitia”.

Esta obra é indicada para leigos e leigas, padres, bispos, agentes da pastoral familiar, estudantes de Teologia, especialmente de teologia moral, e todos os interessados em compreender os direcionamentos da Igreja Católica para a vivência e valorização da família conforme o projeto de Deus à luz da Amoris Laetitia.

Padre Márcio José Costa Teixeira é natural de João Pessoa-PB, pertence ao clero da arquidiocese da Paraíba. É mestre em Teologia pela UNICAP (2021), na área de teologia sistemática pastoral. Tem especialização em Psicanálise e seus fundamentos pela UNEPSI (2020). É professor de Antropologia Teológica e Moral Sexual e Familiar no Centro de Estudos Teológicos do Seminário Arquidiocesano da Paraíba. Sacerdote desde 2005, já foi reitor do propedêutico, formador do seminário, administrador paroquial, referencial do setor juventude e secretário executivo da comissão da Semana Missionária, em preparação para a JMJ 2013, ligada ao setor juventude da CNBB. Atualmente, é coordenador de pastoral da arquidiocese da Paraíba, administrador paroquial da paróquia Sant’Anna e São Joaquim, e referencial do SAV/PV no regional NE2 da CNBB.