Eu pecador: A fé narrada para adultos | Paulus Editora

Releases

10/04/2023

Eu pecador: A fé narrada para adultos

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Eu pecador: A fé narrada para adultos
Autor (a): Helcion Ribeiro
Coleção: Catequese
Acabamento: Brochura
Páginas: 232
Dimensões: (AxC) 13,5 x 21
Área de interesse: Catequese

Um livro que aborda e explica os diferentes temas da fé cristã e do amor de Deus para os adultos de hoje

 A PAULUS Editora apresenta a obra “Eu pecador: A fé narrada para adultos”, título da coleção “Catequese” e escrito pelo teólogo Helcion Ribeiro. Nas páginas desta publicação, o autor convida o leitor a olhar a figura do ser humano na perspectiva do sentido existencial e em sua relação com Deus. Segundo o autor, pensar o ser humano é um mistério ainda mais profundo do que parece ser.

Para Helcion, o ato de narrar a fé para adultos exige considerar a situação das pessoas viventes no contexto atual da sociedade, buscando sempre novos enfoques e novas posturas, o que implica despir-se da presunção e, ao mesmo tempo, encarar o receptor numa linguagem mais madura e consciente. Ainda, segundo ele, narrar a fé para adultos é tentar falar com o homem moderno tão crédulo nas ciências – de todas as espécies – quanto na autonomia social. Isto é, do homem que diz não necessitar mais do Deus de sua infância.

Além disso, o autor explica que diante da fé, o adulto vê, escuta, pergunta, informa-se, compara. E onde sente insegurança ou falta de profundidade, vira as costas e parte. Portanto, abordar os temas da fé cristã para as pessoas de hoje, submersas nas diferentes mudanças socioculturais, exige esforço, sabedoria e perseverança para o anúncio da Boa-Nova.

Nesta perspectiva, este volume procura aprofundar-se no tema da narração da fé para os adultos, abordando reflexões que geram incertezas em muitos deles. Os principais assuntos que norteiam esse diálogo falam sobre a teologia da criação; a influência do tempo – e da vida, da morte, da espera, da ressurreição; o amor de Deus, ou dos deuses; as cidades, suas complexidades e ecumenicidades; a questão do sentido e dos valores religiosos; a condição humana; e, por fim, as diferentes concepções do ser humano como um ser pecador.

O livro está dividido em sete capítulos com os temas centrais: “Deus criou o homem. Qual?”, neste primeiro capítulo, o autor situa o leitor sobre de que ser humano a Bíblia fala. No segundo capítulo, o tema “Por que o presente depende do futuro?” aborda a bondade do Senhor na esperança de cada fiel e, sobretudo, no seu modo de viver. O terceiro capítulo intitulado “As loucuras do amor de Deus” fala das ações de um Deus repleto de amor pela humanidade. Já a quarta parte traz o tema “Deus vive na cidade dos homens”, que ressalta o sentido da presença de Deus, através daqueles que creem.

Em seguida, o quinto capítulo traz o tema “O sentido, antes de tudo”, com reflexões que pontualizam a questão do significado da existência humana. Na sexta parte, “Humanos graças a Deus”, o autor fala sobre as formas interpretações e compreensões da vida. Por fim, o sétimo capítulo “Eu pecador” discursa sobre a figura do homem pecador, porém filho amado de Deus, criado à sua imagem e semelhança.

Com esse viés, o autor traz questões que buscam compreender o ser humano real e histórico diante da grandeza e bondade de Deus. Em “Eu pecador: A fé narrada para adultos”, o leitor não encontrará um tratado de teologia dogmática ou de espiritualidade, mas um jeito livre de narrar os temas da fé cristã e do amor de Deus. Em suma, este livro procura narrar e ajudar a fé dos que, mais adultamente, querem compreender porque creem. O conteúdo convida a buscar o sentido antes de tudo, para se perceber a convicção da fé e a presença de Deus entre os homens e mulheres de hoje.

Helcion Ribeiro é graduado em Filosofia e Pedagogia. Tem mestrado e doutorado em Teologia. Fez pós-doutorado em Antropologia. Publicou dez livros, dentre eles: Da imagem à semelhança com Deus: ensaio de antropologia cristã; Identidade do brasileiro: “capado, sangrado” e festeiro; A condição humana e a solidariedade cristã; Quem somos? Donde viemos? Para onde vamos?; A encarnação do nosso Deus e a realização do ser humano; Sou José, esposo de Maria e pai de Jesus; Diante do sofrimento: homens e Deus(es). É coautor de diversos livros, dentre eles: Mulher e dignidade, dos mitos à libertação; Aids: do preconceito à solidariedade. Foi professor de Sociologia e Antropologia na UFPR e de Teologia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP), PUC/PR, no Studium Theologicum (Curitiba) e no Itesc (Florianópolis). Exerceu o ministério sacerdotal em diversas comunidades paroquiais. Atualmente reside em Curitiba.