Espiritualidade familiar e conjugal | Paulus Editora

Releases

12/07/2023

Espiritualidade familiar e conjugal

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Espiritualidade familiar e conjugal
Autores: Humberto Robson de Carvalho/ Caio Henrique Esponton
Coleção: Espiritualidade Pastoral
Acabamento: Brochura
Dimensões: 21,00 x 13,50
Páginas: 92
Área de interesse: Espiritualidade

Obra traz roteiros reflexivos para o aprofundamento da espiritualidade cristã na vida familiar e conjugal

“A família é ‘um lugar sagrado’” –  São João Paulo II

A PAULUS Editora apresenta o livro “Espiritualidade conjugal e familiar”, obra escrita por Pe. Humberto Robson de Carvalho e Caio Henrique Esponton. Esta publicação integra a coleção “Espiritualidade familiar” e pretende dialogar sobre a importância do cultivo espiritual no seio da família frente às diversidades e crises enfrentadas na sociedade atual.

De acordo com a apresentação da obra, a questão da família tem-se apresentado com frequência à Igreja em seus sínodos, encontros e documentos. Segundo Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os últimos pontificados colocaram a temática familiar em sua complexidade como central e indispensável para a missão da Igreja no mundo contemporâneo. Logo, o papa Francisco também defende que a família é um elemento constitutivo da Igreja à medida que se empenha em anunciar a Boa-nova de Jesus Cristo.

Nesta perspectiva, a publicação apresenta dez propostas reflexivas com o objetivo de contribuir para que a espiritualidade cristã se torne o meio pelo qual a ação pastoral possa orientar e acolher com misericórdia todas as famílias nas comunidades de fé, especialmente aquelas que passam por múltiplas situações e realidades complexas que atingem a estrutura familiar, como a cultura machista, o trabalho explorador, a pobreza, ausência de meios de educação, o desemprego,  a doença,  as dificuldades dos idosos e pessoas com necessidades especiais, a imigração forçada,  a falta de espiritualidade e conhecimento sobre a fé, entre outros.

Na obra, os autores ressaltam reflexões espirituais em torno dos elementos que constituem a vida interior dos cristãos que formam uma família. O livro traz dois capítulos com temas centrais que se desmembraram em subtemas. No primeiro, intitulado “Considerações importantes a respeito da espiritualidade”, os idealizadores oferecem uma breve reflexão sobre a espiritualidade cristã e seu desenvolvimento histórico. Para aprofundar o tema, os autores discorrem sobre “O que é espiritualidade cristã” e “A espiritualidade cristã na história”. Já no segundo capítulo, o tema central “Elementos fundamentais da espiritualidade conjugal e familiar”, reflete os temas “Jesus Cristo”; “Palavra de Deus”; “Eucaristia”; “Oração”; “Diálogo”; “Perdão”; “Conjugalidade”; “Paternidade e maternidade responsáveis”; “Testemunho” e “Vida eterna: chamados ao céu”.

Para Dom Ricardo, em uma sociedade de rápidas mudanças sociais e culturais, a família vê-se questionada a repensar-se. Segundo ele, a rigidez de estruturas e modelos consagrados pela história passada encontra-se severamente atingida pelas críticas oriundas dos movimentos de libertação, consolidados no século XX. “Os antigos modelos e configurações já não estão presentes no horizonte cultural do século XXI, sendo que a cultura atual da sociedade já não colabora para a valorização e preservação da família”, relata.

Diante deste cenário, os autores levantam os seguintes questionamentos: Como cristãos, o que fazer e pensar em relação à família? Quais os valores que devem fundamentar a experiência cristã da família? Conforme as considerações da obra, frente ao compromisso com o Reino de Deus, a Igreja Católica é convidada a responder esses e outros questionamentos sobre as dificuldades e crises enfrentadas pelas famílias na atualidade, na perspectiva de apresentar caminhos, sobretudo, a partir de um discernimento evangélico, realizado sob a ótica da fé e orientação da Palavra de Deus.  

Segundo as considerações da obra, esse discernimento ocorre principalmente nas paróquias e comunidades presentes no mundo. É na paróquia que a família é chamada a ser pensada e acolhida no conjunto da missão da Igreja. Este livro é indicado para as famílias, pastorais da Igreja que lidam com o acolhimento familiar e demais interessados em aperfeiçoar o conhecimento dos planos de Deus para as famílias. 

Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da arquidiocese de São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida – Região Episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Membro da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat). Publicou artigos em revistas nacionais e, pela PAULUS Editora, os livros: Espiritualidade do padre diocesano; Creio: a pro­fissão de fé explicada aos catequistas; Liturgia: elementos básicos para a formação de catequistas; Iniciação à vida cristã e pedagogia catecumenal; Catequistas: vocação, ministério e missão; Diocesaneidade, esponsalidade e incardinação; A catequese como educação da fé; Seminarista diocesano: identidade, vocação e missão; Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial; Catequese, liturgia e mistagogia; Espiritualidade do ministro extraordinário da sagrada comunhão; Padre diocesano: a alegria de amar servindo e servir amando; Padre diocesano: vocação, carisma e missão – subsídio vocacional, entre outros. 

Caio Henrique Esponton é Mestrando em Ciências da Religião. Especialista em Espiritualidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), licenciado em Filoso­fia pelo Centro Universitário Claretiano e bacharel em Filoso­fia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) Professor de Filoso­ a da rede estadual de educação. Participa do Grupo de Pesquisa da PUC-Campinas: Ética, Epistemologia e Religião. Desenvolve pesquisas nas áreas de Filoso­ a e Teologia Patrísticas, Ciências da Religião, Ética, Espiritualidade e Mística. Autor dos livros Espiritualidade da secretária e do secretário paroquial, Espiritualidade do ministro extraordinário da sagrada comunhão e Espiritualidade do agente de pastoral.