Título: Espiritualidade do Agente de Pastoral
Autor: Humberto Robson de Carvalho / Caio Henrique Esponton
Coleção: Espiritualidade Pastoral
Acabamento: Brochura
Páginas: 128
Dimensão: (AXC): 21,00 x 13,50
Área de interesse: Espiritualidade
A obra visa colaborar com todos os que desejam transformar sua vida em doação ao serviço dos irmãos
Escrita pelo especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, Padre Humberto Robson de Carvalho, e pelo Mestre em Ciências da Religião, Caio Henrique Esponton, a obra Espiritualidade do Agente de Pastoral apresenta os dez elementos próprios da espiritualidade do agente de pastoral, a fim de que cada um possa percorrer com mais segurança seu caminho de fé, aprofundando sua vida interior, para que sua ação exterior seja marcada pelo ideal do Reino de Deus.
Como parte da coleção Espiritualidade Pastoral, o título visa colaborar com leigos e leigas, ministros ordenados e pessoas de boa vontade que desejam transformar sua vida interior em vida doada ao serviço dos irmãos.
Os autores definem que os fiéis cristãos são convidados a aprofundar sua fé e sua espiritualidade, convencendo-se de que a responsabilidade pela evangelização e pela construção de uma nova sociedade é de todos os batizados.
“O cristão de hoje deve possuir certa sensibilidade espiritual para que sua fé não seja reduzida a uma simples resposta intelectual a algumas proposições abstratas. A fé cristã desponta de um encontro com o agente de pastoral, que transforma radicalmente o ser humano e o coloca em comunhão com Deus”, escreveram os autores.
A obra discorre sobre os elementos fundamentais, destacando: os evangelhos, a tradição da Igreja, o batismo como compromisso, serviço e disponibilidade, a Eucaristia, a unidade, Maria como modelo de discípula, entre outros.
“O agente de pastoral, como colaborador primeiro da Igreja em sua missão de evangelizar o mundo, sendo alegria e sentido no meio da sociedade, é o primeiro a ser convidado por Deus para uma espiritualidade que o transforme e o ajude a viver sua fé com mais consciência e profundidade, cumprindo sua missão”, defendem os autores no livro.
Humberto Robson de Carvalho pertence ao clero diocesano da arquidiocese de
São Paulo (pároco da paróquia Nossa Senhora Aparecida, região episcopal Santana). É mestre em Educação, especialista em Catequese, Espiritualidade e Liturgia, graduado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Membro da Sociedade Brasileira de Catequese (SBCat). Publicou artigos em revistas nacionais.
Caio Henrique Esponton – doutorando em Ciências da Religião. Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCampinas). Especialista em Espiritualidade pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano e bacharel em Filosofia pela PUC-Campinas. Professor de Filosofia da rede particular de ensino. Participa do Grupo de Pesquisa da PUC-Campinas “Ética, Epistemologia e Religião”. Desenvolve pesquisas nas áreas de filosofia e teologia patrísticas, ciências da religião, ética, espiritualidade e mística.