Ficha técnica
Título: Em Que Posso Ajudar? – Vida e Pensamento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida
Autor: Darci Fernandes Leão
Coleção: Teologia da Vida
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 432
Área de interesse: Teologia
“Seu modo justo de agir, motivado pela caridade, e sua incansável capacidade de dialogar, fizeram dele um mediador credível e conciliador respeitado perante as pessoas e instituições”
Como parte da coleção “Teologia da Vida”, a PAULUS Editora apresenta a obra “Em Que Posso Ajudar? – Vida e Pensamento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”, escrita por Pe. Darci Fernandes Leão. A publicação visa recuperar os escritos e o testemunho de vida do religioso, que passa atualmente pelo processo de beatificação. A predileção pelos pobres e o amor incondicional a toda pessoa humana foram sempre marcas distintivas de dom Luciano (1930-2006), ressalta o autor. O título é inspirado em uma das frases recorrentes do religioso, que a proferia sempre que se dirigia a alguém que lhe pedisse sua atenção, traduzindo sua constante busca em servir, com bondade, gentileza e caridade, em constante compromisso com as causas humanitárias.
Organizado em cinco capítulos, a publicação introduz o leitor no universo de dom Luciano, mostrando os desafios que ele enfrentou e a firmeza da fé que o sustentava na direção da realização do projeto do amor misericordioso de Deus para com a humanidade. No primeiro capítulo, “Aspectos biobibliográficos de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”, o autor faz uma contextualização histórica do tempo em que dom Luciano viveu, especialmente da época em que exerceu o seu ministério episcopal, apresentando ainda o testemunho de algumas pessoas que conheceram e conviveram com o religioso.
No segundo Capitulo, “Relação entre caridade e justiça”, o autor expõe que, a partir da vida, das reflexões e do testemunho, a caridade e a justiça foram constantes na vida de dom Luciano. E oferece ao leitor um embasado aprofundamento no tema, destacando os princípios destes valores na história da Igreja e na atualidade, através do magistério dos papas Bento XVI e Francisco. No terceiro capítulo, “A supremacia da caridade como prática da justiça em dom Luciano”, Pe. Darci pretende mostrar, a partir da análise de algumas reflexões do biografado, como a caridade emerge em seu pensamento e se mostra como forma elevada de viver e de praticar a justiça. “A opção pelos pobres, segundo ele, é missão de caridade, sim, mas também um dever de justiça, pois se há pessoas necessitadas, que passam fome, é porque ainda não aprendemos a dividir com elas o que temos”, ressalta o autor.
No quarto capítulo, “Temas mais abordados”, a publicação apresenta um resumo de alguns assuntos tratados por dom Luciano, fazendo uma ponte de convergência entre o seu pensamento e a Teologia Moral. Alguns dos temas apresentados são: a dignidade da pessoa humana e a defesa da vida; o sofrimento humano relacionado com a solidariedade cristã e o valor da piedade popular, a bondade de Deus e a força transformadora do perdão; a eucaristia animando a vida moral.
O quinto e último capítulo, “Caridade e justiça na proposta moral”, pretende confirmar qual foi a contribuição específica que dom Luciano ofereceu à Teologia Moral. Segundo o autor, toda a colaboração do religioso no campo da Teologia Moral aconteceu porque ele soube, com notável inteligência aliada ao seu ofício de pastor, caminhar com o povo e transmitir a este um modo de viver cristão, não tanto por meio de discursos, mas pela sua prática e estilo de vida. “Seu modo justo de agir, motivado pela caridade, e sua incansável capacidade de dialogar, fizeram dele um mediador credível e conciliador respeitado perante as pessoas e instituições, tanto em nível eclesial quanto político e social”, destaca Pe. Darci.
Nascido no Rio de Janeiro em 1930 e falecido em São Paulo em 2006, Luciano Pedro Mendes de Almeida foi um padre e bispo jesuíta, que esteve na Arquidiocese de São Paulo como bispo auxiliar entre 1976 e 1988, quando foi nomeado arcebispo de Mariana (MG), onde permaneceu até falecer, aos 75 anos. Teve um trabalho reconhecido na defesa dos direitos humanos, crianças, adolescentes e os marginalizados. Foi secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 1979 e 1986 e presidente da instituição entre 1987 e 1994. Atuou na Pontifícia Comissão Justiça e Paz, do Conselho Episcopal Latino-Americano, e da Comissão Episcopal para a Superação da Miséria e da Fome. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Em 27 de agosto de 2014, na Catedral metropolitana de Mariana, uma Missa marcou o início do processo de beatificação e canonização de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida.
Por se tratar do fruto dos anos de estudos de doutorado do autor, o leitor encontrará na obra uma robusta pesquisa, com muitas notas e referências, o que torna a publicação bem mais que um relato biográfico, mas um convite para aprofundar os conhecimentos sobre a história da Igreja no Brasil. Por fim, o livro “Em que posso ajudar? – Vida e pensamento de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida” é indicado para estudantes, seminaristas, religiosos e religiosas, padres, bispos e todos aqueles que admiravam a vida e vocação deste grande nome da Igreja no Brasil e para aqueles que desejam se aprofundar no tema e nos ensinamentos do religioso. “Constatar que uma pessoa, vivendo a centralidade da vida cristã, a caridade, ensinando-a e praticando-a de verdade, tem muito a oferecer, não só à Teologia, mostrando sua incidência prática, mas também à edificação de todo povo de Deus”, convida o autor.
Pe. Darci Fernandes Leão nasceu em Presidente Bernardes-MG, em 19/11/1970. Presbítero da Arquidiocese de Mariana, foi ordenado em 4/07/1998. Doutor em Teologia Moral pela Academia Afonsiana de Roma, Itália; especialista em Bioética pela Universidade Católica do Sagrado Coração, Faculdade de Medicina e Cirurgia do Hospital Agostino Gemelli, de Roma. Atual ecônomo e procurador geral da Arquidiocese de Mariana, professor de Teologia Moral e Bioética no Seminário São José, em Mariana-MG. Foi vigário episcopal da Região Pastoral Mariana Leste, diretor responsável pela Gráfica e Editora Dom Viçoso, diretor espiritual do Seminário São José da Arquidiocese de Mariana. Foi pároco das paróquias Santíssima Trindade e Nossa Senhora da Conceição, respectivamente em Ponte Nova-MG e Cachoeira do Brumado, em Mariana-MG. Atualmente é pároco da paróquia do Bom Jesus do Monte em Furquim-MG e administrador paroquial da paróquia de São Gonçalo, em Acaiaca-MG.