Ficha Técnica
Título: Ubaldo VI, o Urubu-Rei
Autor: Alexandre Azevedo
Coleção: Poesia Livre
Acabamento: Grampeado
Páginas: 16
Formato: 24 cm x 22 cm
Área de interesse: Infantojuvenil
O dia era de muita festa e também de emoção, até os bichos da floresta foram para a coroação…
Em tronco de árvores, lia-se o seguinte texto: “Hoje será coroado o jovem Ubaldo VI”
Ubaldo VI, o personagem principal de Ubaldo VI, o Urubu-Rei, enquanto recebe a coroa para iniciar o seu reinado no reino dos urubus, relembra a trajetória de seus antepassados. Para descrever as emoções do jovem governador, o livro traz todos os ingredientes para uma boa leitura: é ricamente ilustrado, divertido, ensina e conscientiza. E, de forma suave, fala aos pequenos sobre política, como governar, ser um líder de respeito ao povo.
De acordo com Alexandre Azevedo, autor de mais de oitenta obras infantis, juvenis e adultas, essas noções de cidadania devem ser discutidas e mostradas desde cedo “para que, no futuro, tenhamos cidadãos conscientes, sabedores do que é certo, do que é errado, de como votar e escolher os líderes de maneira coerente”. E as aventuras do Urubu Ubaldo irão levar o jovem leitor a diversas reflexões acerca do tema.
“A literatura infantil é especial e a ilustração é, para um livro infantil, tão importante quanto o texto. E é um casamento perfeito quando o ilustrador tem a felicidade de valorizar ainda mais o texto com as suas pinceladas, o que aconteceu com o Ubaldo VI, o Urubu-Rei. Aí, o livro fica ainda mais interessante, o que incentiva a apreciação da leitura pelas crianças”, explica Alexandre Azevedo.
Uma curiosidade: o autor confessa que é fã número um do Urubu. Acha-o, além de bonito, um bicho que faz um trabalho importantíssimo para o meio ambiente. “E o urubu-rei, então? É muito bonito, imponente, elegante! Já havia escrito outros poemas valorizando o Urubu, é uma figurinha fácil em meus livros, em minhas histórias”, finaliza.
Olá, meu nome é Alexandre Azevedo. Nasci em Belo Horizonte (MG), mas hoje moro no interior de São Paulo, em Ribeirão Preto, com a Elisa e os nossos filhos, Fernanda, Clarissa e Pedro Alexandre. Sou escritor de livros infantis, juvenis e adultos. Já são mais de oitenta, já-já chegarei aos cem… Estou falando isso porque é isto que eu gosto de fazer: escrever! E quando um texto meu vira livro, eu fico ainda mais feliz, porque eu sei que tem gente, como você, lendo… E ler é tudo de bom, não é mesmo?
Sou Raoni Xavier, paraibano, e moro em João Pessoa. Sou formado em Educação Artística pela UFPB e trabalho como diagramador. Desde criança, vivo no mundo da lua, imaginando histórias e rabiscando personagens. Junto com meus irmãos, transformava a casa num palco para ninjas, fantasmas e outros seres fantásticos. Já flertei com diversas áreas do desenho, mas é na ilustração infantil que encontro uma imensa caixa de areia para brincar, do tamanho do Atacama.