É possível aliar os meios tecnológicos à educação? | Paulus Editora

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03/05/2011

É possível aliar os meios tecnológicos à educação?

Por adm

Título: Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? 
Autores: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente
Coleção: Questões Fundamentais da Educação
Acabamento: costurado
Formato: 10,5 cm x 18 cm
Páginas: 96
Áreas de interesse: Educação

Cada vez mais os meios tecnológicos fazem parte da vida do ser humano, influenciando-o no processo de estruturação do pensamento e no seu modo de ser, agir e pensar, principalmente no das gerações que hoje frequentam as escolas. Aproveitar as vantagens oferecidas por essas ferramentas, incluindo-as no processo educacional, pode ajudar os professores a aplicar os conteúdos disciplinares de maneira eficaz, além de despertar o interesse dos alunos pela temática apresentada.

Em Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?, lançamento da PAULUS, Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida e José Armando Valente propõem que educadores, gestores e outros profissionais atuantes na área façam profundas meditações sobre a inclusão digital nas práticas pedagógicas, a fim de aprimorar a qualidade do ensino e aprendizado.

Segundo os autores, o assunto vem sendo bastante discutido entre os especialistas, mas ainda há grande dificuldade em associar as tecnologias digitais de informação e comunicação – chamadas de TDIC – à grade curricular. “A ideia que tem pautado praticamente todas as iniciativas de implantação da informática na educação do Brasil, principalmente na escola pública, tem sido a da tecnologia integrada ao que acontece em sala de aula, auxiliando o desenvolvimento de conteúdos disciplinares, e não como mais um tema a ser agregado à grade curricular, como disciplinas de informática que ensinam a usar diferentes recursos computacionais como processadores de texto, planilhas e internet”, a firmam.

Com o objetivo de suprir a falta de subsídios sobre o tema, o livro apresenta seis capítulos que abordam, entre diversos assuntos, possíveis maneiras de associar os meios tecnológicos ao currículo, ressaltando também as principais dificuldades encontradas atualmente para a inserção desses dispositivos no ambiente escolar.

Como alternativas, os autores sugerem recursos que podem servir de referência para novas práticas pedagógicas, como o uso de laptops em sala de aula. “Com isso, as TDIC passam a ser ferramentas para o desenvolvimento de atividades e projetos que estão relacionados com os temas curriculares”, concluem.

Da coleção Questões Fundamentais da Educação, Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? é excelente instrumento para professores, profissionais e estudiosos interessados no assunto compreenderem de que modo é possível associar os meios tecnológicos às disciplinas e quais os desafios da implantação de novas tecnologias em sala de aula.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida é doutora em Educação pela PUC-SP e pós-doutora pela Universidade do Minho, Portugal. Professora associada na PUC-SP, atua no programa de Pós-Graduação em Educação, com pesquisas relacionadas à integração de tecnologias na educação.

José Armando Valente é mestre e doutor pelo MIT e livre-docente pela Unicamp, onde é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação e pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação. É colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-SP.