Dor e prazer – O desafio da vida | Paulus Editora

Releases

19/01/2023

Dor e prazer – O desafio da vida

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Dor e prazer – O desafio da vida
Autor: Antônio Bonifácio Rodrigues de Souza
Coleção: Psicologia prática
Acabamento: Brochura
Páginas: 84
Dimensões: 20,00 x 13,00 (A x C)
Área de interesse: Psicologia

Publicação visa aprofundar-se na análise dos conceitos da dor dos seres vivos e dos humanos, o prazer e suas relações com a felicidade.

A PAULUS Editora apresenta a obra “Dor e prazer – O desafio da vida”, escrita por Antônio Bonifácio Rodrigues de Souza. Através de uma linguagem acessível, a publicação visa aprofundar-se na temática existencial da dor e do prazer e na análise dos conceitos da dor dos seres vivos e dos humanos; a origem e intensidade da dor; sofrimento e perspectiva da religião sobre a dor, o prazer e suas relações com a felicidade, ética, e em suas consequências para nós e o nosso convívio.

De acordo com o autor, os seres vivos tendem naturalmente ao gozo do prazer físico, com maior complexidade na esfera humana. Isso porque o seu prazer se estende para além da mera esfera biológica, indo, de forma interligada, a outras áreas, como a psíquica, a ético-espiritual e a político-social. No ser humano, as sensações-limites da dor e do prazer fornecem também sinais significativos da vida, que conferem dignidade a todos os seres dotados de sentimentos e consciência.

O livro “Dor e prazer – O desafio da vida” é dividido em 7 textos, que abordam os temas: “Toda dor é neuropsicossomática”, “O que é prazer?”, “A dimensão, os simbolismos e o sentido da dor”, “A dimensão, os simbolismos e o sentido do prazer”, “O grito da dor”, “O grito de prazer”, “O significado, os simbolismos e a dimensão dos desprazeres”. Na conclusão, o especialista reflete sobre a aprendizagem dos prazeres, da dor e da convivência com os inevitáveis desprazeres.

A publicação é parte da coleção “Psicologia prática”, que oferece ao leitor uma abordagem compreensível de assuntos relacionados ao autoconhecimento e relações interpessoais. Esta obra é indicada para estudantes, profissionais da área de psicologia e todos aqueles que desejam se aprofundar no tema. Com a leitura da obra, o leitor é instado a pensar sobre como encontrar sentido no sofrimento e sobre as limitações do prazer, de modo que ele busque encontrar seu equilíbrio e a fé em si próprio, no outro e na Providência divina.

Antonio Bonifácio Rodrigues de Sousa é professor aposentado do ensino público e privado, mestre em Educação pela UERJ, licenciado em Filosofia, Pedagogia e Teologia. Participa como convidado de eventos literários, como encontros com professores, palestras e feiras, com o intuito de discutir as propostas de seus livros, que abordam a temática central da educação filosófica, ou seja, uma educação para pensar a vida e o existir humano. Pela PAULUS Editora, publicou as obras: “Ética e cidadania na educação” e “Filosofia prática e a prática da filosofia”.