Dom Helder Camara – profeta para os nossos dias | Paulus Editora

Releases

07/06/2011

Dom Helder Camara – profeta para os nossos dias

Por adm

Título: Dom Helder Camara – Profeta para os nossos dias
Autor: Marcelo Barros
Coleção: Comunidade e Missão
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 224
Áreas de interesse: Pastoral, Catequese e Liturgia

“Todo livro é uma conversa entre quem escreve e quem lê.” Com essa afirmação, o monge beneditino Marcelo Barros define a principal característica de seu trabalho: “Dom Helder Camara – Profeta para os nossos dias”, publicado pela PAULUS Editora.

Ordenado padre por Dom Helder, o autor também foi, durante oito anos, seu secretário para a Pastoral da Juventude e para o Ecumenismo. A partir de sua experiência, Marcelo Barros buscou uma nova maneira para falar sobre o bispo cearense tão importante para a história da Igreja no Brasil e no mundo. Trata-se de um belíssimo livro de memórias pessoais e de reconstrução de cenas ocorridas há mais de 40 anos, agora disponíveis aos leitores de todo o país.

“Sobre Dom Helder, já temos bons livros biográficos e coletâneas de suas obras. Por isso, optei por fazer um livro mais simples, no estilo de testemunho. Sinto que isso é uma ousadia de minha parte. Embora nunca tenha participado do círculo mais íntimo do Dom [como o bispo era chamado], durante alguns anos, o encontrei quase a cada semana. Vivemos juntos momentos densos e intensos da caminhada eclesial e política daqueles anos. Fomos parceiros de algumas aventuras, como ir juntos assistir a filmes e juntos visitar uma comunidade de lavradores perseguidos ou um culto afro-brasileiro”, relata o autor.

A obra, destinada principalmente à geração mais jovem, tem o intuito de contribuir na reflexão sobre a herança de Dom Helder Câmara para os desafios do nosso tempo. Além disso, foi uma forma de o monge beneditino atender ao último pedido do bispo, feito poucos dias antes de morrer, quando disse “não deixe cair a profecia!”, relembrando as palavras do apóstolo Paulo na Primeira Carta aos Tessalonicenses: “Não extingais o Espírito, não desprezeis as profecias. Examinai tudo e retende o que for bom” (5, 19-21).

Segundo Barros, essa frase é um incentivo para não permitir o esquecimento da profecia e da mensagem de Dom Helder. “Procuro prosseguir meu ministério cristão como trabalhador da paz e testemunha do amor universal e multiforme de Deus. Escrevo este livro porque penso que aquela palavra que mais de uma vez na vida recebi dele é, de fato, um apelo para revigorar a vocação profética das comunidades e, por isso, não pode ter sido dirigida somente a mim”, ressalta.

Dividido em 12 capítulos, o livro conta com as palavras do renomado teólogo José Comblin no prefácio, falecido recentemente, e apresenta linguagem leve, como uma conversa entre pessoas amigas, na qual Marcelo Barros lembra suas experiências de convívio e colaboração pastoral com esse grande profeta, ajudando os cristãos a manter sempre viva a memória de Dom Helder Camara.

Dom Helder Camara – Profeta para os nossos dias pertence à coleção Comunidade e Missão, que reúne mais de 20 obras, entre elas As noites de um profeta – Dom Hélder Câmara no Vaticano II, de José de Broucker, e Dom Helder Camara – Um modelo de esperança, de Martinho Condini. A PAULUS também lançou uma minibiografia do bispo para as crianças, intitulada Helder Camara, um nordestino cidadão do mundo, também escrita por Martinho Condini e sua esposa, Ilvana Maria Pereira Bulla.

Marcelo Barros, monge beneditino, nasceu no Recife em 1944. Como biblista, é membro da Comissão Teológica Latino-americana da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro Mundo (ASETT). Foi ordenado padre por Dom Helder Camara e, durante oito anos, atuou como seu secretário e assessor para a Pastoral da Juventude e para o Ecumenismo. Hoje assessora as comunidades eclesiais de base e movimentos populares, e consagra seu tempo às relações com outras religiões, principalmente as tradições afrodescendentes. No Brasil, publicou 38 livros, sem falar em alguns outros editados em outros países. Colabora com várias revistas teológicas e pastorais do Brasil e de outros países.