Dicionário da Laudato Si’ – Sobriedade feliz | Paulus Editora

Releases

30/05/2017

Dicionário da Laudato Si’ – Sobriedade feliz

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Dicionário da Laudato Si’ – Sobriedade feliz
Autor(a): Paulo Suess
Coleção: Comunidade e missão
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 cm x 21cm
Páginas: 192
Áreas de interesse: Pastoral

50 palavras-chave para uma leitura pastoral da Encíclica “sobre o cuidado da casa comum” do Papa Francisco

Esta obra de Paulo Suess, teólogo e escritor, é direcionada para quem quer entrar no universo do papa Francisco e de sua encíclica Laudato Si’ (LS). O dicionário reúne 50 palavras-chave retiradas do documento papal e apresentadas de forma pedagógica e pastoral, com a finalidade de aprofundar a nova proposta de espiritualidade cristã como alternativa para entender a qualidade de vida no estilo profético e contemplativo, para além do consumismo desenfreado e destruidor.

O texto oferecido pelo autor é de um refinado teor teológico e crítico, em busca de uma eclesiologia comprometida com a casa comum à luz da reflexão da teologia da criação, já que “a finalidade da criação é a revelação da glória de Deus” (p. 10). Existe uma proposta do Papa Francisco nesta encíclica que é usada como subtítulo do Dicionário da Laudato Si’: a sobriedade feliz. Ou seja, o rompimento com a lógica alienante do senso comum e do uso irresponsável dos bens naturais. A ação desordenada do ser humano ameaça a sobrevivência das futuras gerações e causa grandes feridas e crises na humanidade.

A chamada “crise do meio ambiente” não é apenas uma crise do meio natural, mas uma crise dos seres humanos. As ciências humanas estão apontando o futuro do nosso planeta, e as pesquisas e estudos apresentados por Francisco na Laudato Si’ são o que há de mais atualizado. E qual é o papel do crente em Jesus, da cristã e do cristão? Há uma mística gerada pelo evangelho que nos promete plenitude de vida através do despojamento. A LS (222) afirma: “Um regresso à simplicidade que nos permite parar e saborear as pequenas coisas”.

Como afirma o próprio autor, este lançamento pode ser considerado um “caleidoscópio bergogliano de 50 palavras” (p. 13), dentro da estrutura de dicionário da Laudato Si’, seguindo um padrão já consagrado de Paulo Suess que, pela PAULUS Editora, já lançou outras obras no mesmo formato (Dicionário de Aparecida e Dicionário da Evangelii Gaudium). A dica do autor é que a leitura deste livro tenha uma cadência – o leitor poderá começar lendo um verbete por dia e, depois, com disciplina, alcançará o objetivo do autor, de Papa Francisco e o seu próprio: renovar o compromisso com “o cuidado da casa comum” e a solidariedade com seus habitantes esquecidos.