Diaconia do acolhimento – Desafio à liturgia e à pastoral na cidade | Paulus Editora

Releases

23/12/2020

Diaconia do acolhimento – Desafio à liturgia e à pastoral na cidade

Por Imprensa

Ficha Técnica:
Título: Diaconia do acolhimento. Desafio à liturgia e à pastoral na cidade.
Autor: Jerônimo Gasques
Catálogo: Liturgia
Acabamento: Brochura
Formato: 13.5 (larg) x 21 (alt)
Páginas: 132
Áreas de interesse: Liturgia

Obra incentiva e valoriza o acolhimento para o bom funcionamento pastoral de paróquias, comunidades e demais instâncias eclesiais.

Diaconia do acolhimento dispõe de uma atenção especial ao mundo urbano com seus desafios à pastoral e à liturgia. A Igreja atual é chamada a olhar a cidade como local da sua missão, percebê-la como casa daqueles por quem Jesus morreu para promover a vida. Para que exista essa compreensão, a atual obra retrata algumas formas de experiência do autor ao longo dos anos, além de sugestões alusivas sobre o tema.

“Acolhimento” está em pauta e em falta tanto em forma de escrito como de prática pastoral. O que está por detrás de uma comunidade que não acolhe os seus membros? Qual o sentido e a razão de se acolher as pessoas? De acordo com o autor, a prática do acolhimento exige persistência. É algo que deve acontecer agora e sempre: “O mundo urbano (a cultura urbana) está a exigir urgência. Por um tempo, deixamos passar de lado como se fosse secundária, mas as Diretrizes vieram reforçar esse aspecto de pastoral e indicar o acolhimento como um verdadeiro exercício de diaconia na comunidade”, diz Jerônimo.

Os sete capítulos são divididos em subtítulos. O primeiro capítulo aborda a diaconia do acolhimento, onde o autor trabalha o sentido de acolher; a pastoral de massa; a Igreja como lugar da casa de acolhimento e algumas ideias sobre uma equipe de acolhimento. Na sequência, o tema acolhimento como base para evangelizar com ardor missionário. O terceiro capítulo, um convite para olhar Jesus de Nazaré e a sua forma de acolher as pessoas. O quarto capítulo é dedicado à prática do acolhimento na pastoral. Sequencialmente, o autor oferece uma espécie de conclusão ao dar foco em estratégias para o crescimento da Igreja. No sexto capítulo, uma reflexão sobre a cultura coaching, bastante presente em muitos agentes de pastoral. E por fim, o autor fala sobre os pilares do acolhimento como próprios de uma forma diferente da visão de acolher.

Jerônimo Gasques é presbítero do clero diocesano de Presidente Prudente-SP. Atua pastoralmente numa paróquia da periferia da cidade. Entre outros livros, publicou, pela Paulus: Grupos de jovens: por onde começar? e As cinco leis do dízimo.