Ficha Técnica
Título: Devocionário Juvenil Mariano
Autores: Pe. Mário Roberto, SSP / Eduardo Maciel
Coleção: Devotio
Acabamento: Brochura
Formato: 10,5 (larg) x 18 (alt)
Páginas: 264
Área de interesse: Devocional/Espiritualidade
O que significa ser devoto de Maria nos dias atuais? Este livro traz um resgate das principais orações e devoções que a Igreja Católica dirige a Maria, Mãe de Deus.
A PAULUS Editora apresenta ao público a obra “Devocionário Juvenil Mariano “Eis aí a tua mãe!”, novo título da coleção “Devotio” escrito por religiosos da Congregação dos Padres e Irmãos Paulinos – Pe. Mário Roberto e Eduardo Maciel.
O presente livro devocional sobre a Santíssima Mãe de Deus nasceu da experiência dos próprios organizadores com a Virgem Maria. Ambos são devotos e consideram-se amigos de Nossa Senhora, e desejam que os jovens e todos os fiéis que tiverem a oportunidade de adquirir este devocionário cresçam na amizade com Maria.
Conforme descrevem as Sagradas Escrituras (Jo, 19-26-27), no alto da cruz, quando Jesus viu sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí o teu filho”. E disse ao discípulo: “Eis aí a sua mãe”. E desde essa hora o discípulo a recebeu em casa. A partir das palavras de Jesus, Maria ficou conhecida por todas as gerações como a bem-aventurada, a Mãe do Filho de Deus, Redentor e Salvador da humanidade, conforme a anunciação do anjo Gabriel (Lc 1, 26 -38).
Para compreender a fundo a importância de Maria para o plano de salvação que Deus preparou para a humanidade, faz-se necessário um estudo sobre as principais orações marianas e as origens das muitas devoções espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Na obra, os autores respondem: o que é a Devoção? Segundo eles, a devoção pode ser entendida como um conjunto de práticas religiosas, como a oração do terço, as novenas, entre outras. Entretanto é preciso aprofundar-se na riqueza dos textos sagrados e nas origens de cada palavra proferidas a Nossa Senhora, bem como sua finalidade específica.
No prefácio da obra, Irmã Valéria Andrade Leal, assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), também enfatiza que a presença de Maria, na Igreja, é sempre um alento. Segundo ela, na face de Maria estão inspirações como a ternura, o cuidado e a intimidade com Deus.
Irmã Valéria recorda ao leitor que em todo mundo Nossa Senhora é venerada com diferentes nomes, de acordo com os lugares e suas aparições aos filhos e filhas de Deus. “Ser devoto de Maria, dirigir a ela nossas orações significa olhar para seu exemplo de jovem que se decide por Deus, que escolhe como seu projeto de vida o projeto de Deus e persevera até o fim”, afirma.
Neste livro, de linguagem fácil e acessível, os autores ressaltam que o mais importante é entender que a devoção a Maria é uma relação filial, de afeto, com aquela que é modelo de cristã para todos. Com esse viés, a obra traz em 23 partes ensinamentos preciosos sobre a devoção à Maria, entre elas, a origem do Rosário, da oração da Ave Maria e da Salve Maria, além dos temas: “Maria e os papas”; “Maria nos documentos da Igreja”, “Maria na piedade popular”; “Dogmas Marianos”; Maria e os concílios ecumênicos”; “As aparições Marianas”;” Passo a passo de como rezar o terço”; “Outros tipos de terços”; “Ofício da Imaculada Conceição”; “Antífonas de Nossa Senhora”; “Angelus”; “Consagração a Nossa Senhora”; “Escapulário de Nossa Senhora do Carmo”; “As sete dores de Nossa Senhora”; “ As sete alegrias de Nossa Senhora”; “ O que é mariologia?”; “Maria e a liturgia”; “Lectio Divina com Jesus e Maria”; “ Orações e pensamentos para Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe” e “ Cantos Marianos”. Além disso, a obra está repleta de belas ilustrações de Nossa Senhora que inspiram as meditações propostas.
Em suma, este devocionário é direcionado aos jovens, aos devotos de Nossa Senhora e todos aqueles que queiram saber mais sobre Maria, Mãe, amiga, discípula de Jesus, mestra, servidora, intercessora e grande advogada. Trata-se de uma publicação para rezar, meditar e aprender sobre Maria, a mulher Santa e fiel que aponta para o seu Filho Jesus e, que intercede a Deus em favor dos pecadores.