Deus, eternamente jovem e surpreendente – Textos escolhidos sobre trindade e cristologia | Paulus Editora

Releases

17/04/2023

Deus, eternamente jovem e surpreendente – Textos escolhidos sobre trindade e cristologia

Por Imprensa

Ficha Técnica
Título: Deus, eternamente jovem e surpreendente – Textos escolhidos sobre trindade e cristologia
Autor (a): Hans Urs Von Balthasar/ Rudy Albino de Assunção
Coleção: Fides Quaerens
Acabamento: Brochura
Páginas: 152
Dimensões: (AxC) 21 x 13,5
Área de interesse: Teologia

Obra da PAULUS apresenta ao público brasileiro os textos do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar

Publicado pela PAULUS Editora, o livro “Deus, eternamente jovem e surpreendente – Textos escolhidos sobre trindade e cristologia”, organizado por Rudy Albino de Assunção, apresenta ao público uma primeira seleção de artigos do autor suíço Hans Urs von Balthasar, noticiados nas revistas Concilium e Communio, que marcaram o período pós-Concílio Vaticano II.

O livro apresenta ao público brasileiro os textos trinitários e cristológicos de Hans Urs von Balthasar (1905-1988), importante teólogo que marcou consideravelmente a Teologia do século XX. Segundo a obra, os estudos de Balthasar estão centrados em questões fundamentais do cristianismo, entre elas as indagações sobre quem é Deus, Jesus Cristo, o significado do seu Reino e como encontrá-lo em um mundo repleto de ruídos e questionamentos sobre a fé cristã.

De acordo com a obra, Hans Urs von Balthasar demonstrou em sua vida, em suas obras e pensamentos uma compreensão única de que a fidelidade à Tradição da Igreja não pode ser repetição e transmissão literal de mensagens reduzidas a teses filosóficas e teológicas, por isso ele convida os leitores a uma reflexão a partir da espiritualidade que permite enfrentar os problemas atuais com criatividade.

Nesta perspectiva, o livro apresenta treze textos com os seguintes temas:  “Encontrar Deus no mundo de hoje”; “Verdade e vida”; “Comunicação imediata com Deus ou imediatamente com Deus?”; “A alegria e a cruz”; “Jesus aquele que não conheceu a velhice”; “Deus Todo-poderoso”; “A pobreza de Jesus Cristo”; “É Bem-aventurado o crucificado?”; “O que significa a Palavra de Cristo Eu sou a Verdade?”; “Criação e Trindade”; “As Bem-aventuranças e a dignidade humana”; “Expectativa próxima do Reino de Deus e vivência da fé”; “O mistério da descida aos infernos: reflexão teológica”.

Segundo as considerações deixadas por Bento XVI, amigo pessoal de Balthasar, tais contribuições do teólogo para a Igreja demonstrava que ele via no mistério da Encarnação o objeto privilegiado do seu estudo e, no Tríduo Pascal, a  forma mais expressiva da ação de Deus na história do homem. Segundo Bento XVI, Balthasar via a lógica da revelação: Um Deus que faz-se homem, para que o homem possa viver a comunhão de vida com seu criador.

Na apresentação da obra, Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), enfatiza que a publicação dos textos de Balthasar traduzidos para o português é uma oportunidade privilegiada para aprofundar a densidade de seu pensamento, que pretende fazer a Igreja retornar às fontes da Sagrada Escritura e da Patrística, para permanecer fiel à sua missão e a si mesma.  Já Rudy Albino, organizador da obra, lembra que o conteúdo destas páginas encaminha o leitor para um encontro com Deus em Jesus: Deus pobre e bem-aventurado; todo-poderoso, que desceu aos infernos; foi crucificado, para que o  Reino continue sempre  eterno e jovem.

Segundo ele, a leitura dos textos de Hans Urs von Balthasar poderá, enfim, suscitar uma postura, tanto na produção teológica quanto na prática pastoral, que saiba conjugar a sensibilidade pelos problemas da sociedade atual com a fidelidade à herança da fé recebida no passado. Para Rudy, sem a atenção aos sinais dos tempos e sem a fidelidade ao passado fontal, perdem-se a autenticidade e a relevância da fé cristã numa época de grandes inquietações.

Rudy Albino de Assunção (Org.) é bacharel em Filosofia, Mestre e Doutor em Sociologia Política, Pós-Doutorado em Teologia. Professor do Master “Filosofia e Religião segundo Joseph Ratzinger”, da Universidade Internacional de La Rioja. Pela PAULUS Editora, publicou as seguintes obras: “Bento XVI, a Igreja Católica e o Espírito da Modernidade”, “A Espiritualidade dos leigos à luz do Magistério Eclesial desde o Vaticano II”. Como organizador, preparou as seguintes coletâneas: “A Grande Esperança – Textos escolhidos sobre escatologia”, “Deus no espaço público: Escritos sobre Europa, política, economia e cultura”, “Encíclicas de Bento XVI” e “No Princípio Está a Communio – Textos selecionados sobre eucaristia, eclesiologia e mariologia”. É, também, palestrante e tradutor.