Ficha Técnica
Título: Confecção de fantoches com espuma
Autor (a): Abraão Gouveia
Coleção: Catequese e criatividade
Acabamento: Grampeado
Páginas: 40
Dimensões: (AxC) 27,5 X 21,00
Área de interesse: Arte e Criatiavidade
Obra da PAULUS ensina na prática como fazer fantoches criativos com a utilização de espuma
“Os bonecos fazem essa mágica de prender a atenção e geram o encantamento que, muitas vezes, nós não conseguimos transmitir”, Abraão Gouveia.
A PAULUS Editora apresenta a obra “Confecção de fantoches articulados de espuma”, organizada por Abraão Gouveia. Esta publicação foi elaborada com o objetivo de divertir e educar crianças e adultos com diferentes histórias que ganham vida por meio dos fantoches e auxiliam no desenvolvimento de atividades lúdicas e criativas. Tratam-se de páginas divertidas que oferecem sugestões, dicas preciosas e ensinam como criar fantoches articulados com espuma.
O livro compõe a coleção “Catequese e criatividade” e está organizado em 16 partes, que exibem o passo a passo de como confeccionar cada parte do fantoche, desde a cabeça aos pés. Entre as principais abordagens estão: “História do teatro de bonecos”; “Dicas”; “Materiais utilizados para a confecção”; “Pintando com espuma”; “Montagem do fantoche (cabeça, nariz, orelhas, mãos, corpo, cabelo)”; “Acabamento”; “Moldes do fantoche”; “Moldes do corpo” e “Moldes da roupa”.
Entre tantas confecções de bonecos, como os de fios, chamados de marionetes, os bonecos de luvas, conhecidos como fantoches, os bonecos de manipulação direta e outros, a presente obra irá dedicar-se a ensinar a confecção do fantoche de mão, que tem a boca articulada e é feito de espuma.
De acordo o livro, a utilização do fantoche na educação é relevante para a construção de uma aprendizagem lúdica e divertida, podendo ensinar e criar diversos temas dos personagens e suas histórias. Com base em sua experiência artística, o autor lembra que o mais interessante desse método é a alegria transmitida para as crianças, que podem participar e entrar na história narrada, imergindo nas músicas e nos diálogos dos personagens.
Vale ressaltar que em “Confecção de fantoches com espuma”, Abraão Gouveia compartilha anos de sua experiência como pesquisador na área, marionetista, bonequeiro, ilustrador, oficineiro e bonequeiro que dá vida aos fantoches a fim de contar histórias alegres e divertidas sobre os mais diversos personagens e figuras marcantes. Segundo o autor, por meio da aproximação da criança ao universo lúdico teatral e dos bonecos, é possível vivenciar experiências de alegria, concentração, imaginação e muita expectativa. Este livro destina-se para professores, catequistas, artesãos, atores e todos os interessados que desejam aprender a confeccionar seus próprios fantoches.
“Gosto muito desta arte dos fantoches, que é muito utilizada nas escolas, para o ensino, para contar histórias, no teatro de bonecos e na evangelização cristã. São técnicas simples com que qualquer pessoa pode confeccionar fantoches e criar seus personagens para o seu trabalho”, afirma o autor.
Abraão Gouvea é mineiro de Manhuaçu-MG mas viveu a maior parte de sua vida em Juiz de Fora, outra cidade mineira. Atualmente mora em Santo André-SP. Teve seu primeiro contato com o lúdico quando ainda era muito pequeno. Com incentivo de sua família, aprendeu a tocar acordeão, foi quando abriu seu coração para esse mundo. Logo, estudou teatro, graduou-se ator e fez várias peças teatrais. Também é formado em Publicidade e propaganda. Atualmente é pesquisador na área, marionetista, bonequeiro, oficineiro e ilustrador. Pela PAULUS ilustrou os livros “João, Maria e o caminho” e “Recursos metodológicos para contação de histórias bíblicas na catequese infantil”. Para saber mais acesse: www.teatrodemarionetes.com.br.