Com linguagem acessível, obra proporciona uma introdução clara e objetiva acerca do Direito | Paulus Editora

Releases

24/10/2011

Com linguagem acessível, obra proporciona uma introdução clara e objetiva acerca do Direito

Por adm

Título: Introdução crítica ao Direito – Em busca do equilíbrio entre regulação e emancipação
Autor: Guilherme Arruda Aranha
Coleção: Filosofia do Direito
Acabamento: Costurado
Formato: 15,5 cm x 23 cm
Páginas: 128
Áreas de interesse: Filosofia e Ciências Humanas

Questionar o senso jurídico da modernidade é o objetivo de Guilherme Arruda Aranha em seu novo trabalho: Introdução crítica ao Direito – Em busca do equilíbrio entre regulação e emancipação, da PAULUS.

Escrito em linguagem simples e sem academicismos, o livro destaca as promessas modernas na construção de um Estado respeitador dos direitos individuais, políticos e sociais e também aborda seus limites atuais para a realização global dessas mesmas promessas.

Segundo o autor, a crítica ao senso comum moderno presente neste título não implica o retorno às teorias jusnaturalistas, as quais procuravam um fundamento para o Direito positivo fora do próprio Direito, na noção de uma justiça supostamente absoluta que pudesse ser conhecida de modo objetivo pelo ser humano. “Antes disso, sua ambição, mais modesta e ensaística, consiste na tentativa de identificar outras formas de Direito que se diferenciam e, ao mesmo tempo, se relacionam com o Direito Estatal”, alerta.

Dividida em cinco capítulos, a obra oferece uma perspectiva histórica sobre o pensamento jurídico-filosófico, destacando os projetos jurídico e científico promissores da emancipação da humanidade. Além disso, os textos incentivam o leitor a pensar criticamente a pós-modernidade.

“Menos do que uma nova teoria, ou uma nova ordem que se anuncia, trata-se de um exercício cujo objetivo é demonstrar o colapso da ordem – ou desordem – existente. Porém, não se propõe aqui a passividade hiperlúcida nem o triunfo da barbárie. O que se busca é o estímulo para a reflexão e construção conjunta de um mundo globalmente mais humano”, conclui o autor.

Introdução crítica ao Direito – Em busca do equilíbrio entre regulação e emancipação é o primeiro título da coleção Filosofia do Direito, excelente instrumento de estudo – para alunos da área ou não – e incentivo a todos os interessados em se aprofundar nos temas propostos.

Guilherme Arruda Aranha formou-se em Direito pela PUC-SP em 1996 e concluiu o mestrado em Filosofia do Direito e do Estado, também pela PUC-SP, em 2003. É professor universitário desde 2000. Depois de advogar por quase dez anos, resolveu dedicar-se exclusivamente à vida acadêmica. É professor da PUC-SP e do UNIFIEO. Dá aulas de Filosofia do Direito, Introdução ao Estudo do Direito e Teoria Geral do Direito. Recentemente, criou também um curso de Direito e Literatura.