Com enredo interativo, lançamento da PAULUS convida o leitor a desvendar mistérios | Paulus Editora

Releases

22/03/2011

Com enredo interativo, lançamento da PAULUS convida o leitor a desvendar mistérios

Por adm

Título: Um caso muito sujo
Autora: Shirley Souza
Coleção: Descubra se for capaz!
Acabamento: costurado
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 128
Áreas de interesse: Língua Portuguesa, História e Artes

Se até Sherlock Holmes precisava da ajuda do doutor Watson para desvendar seus casos, que dirá um detetive não muito experiente? Zé Paçoca é inspetor de um colégio e tem muito sucesso em solucionar casos que preocupam os funcionários da escola. Graças à sua facilidade para decifrar mistérios, ele resolve ingressar na carreira de investigador e chamar o leitor a ser seu ativo “assistente”. Em Um caso muito sujo, lançamento da PAULUS, Shirley Souza convida os jovens a pegar suas lupas e embarcar nessa divertida aventura.

Segundo a autora, a obra tem um grande diferencial. “Sem o leitor a história não acontece; e com ele, ela pode acontecer de diversas formas. As escolhas que o leitor faz têm consequências diretas no enredo. Se opta por um desfecho antiético, por exemplo, os personagens e os acontecimentos sofrerão os reflexos dessa ação. Dependendo da interação dele, o caso encontra diferentes finais”, explica.

Tudo começa em uma pequena cidade, onde Zé Paçoca passa a atuar como detetive. Logo ao pendurar uma placa em frente à sua casa anunciando seus serviços, rapidamente surge sua primeira ocorrência. “A placa está lá na frente de casa há três dias, e hoje o seu Cláudio e a dona Teresinha apareceram, bem cedinho, antes de eu ir para o colégio, dizendo que precisavam conversar comigo sobre um ‘causo’…”, conta o investigador.

O “causo” a que o casal se refere é sobre o aparecimento, misterioso, de sacos de lixo em seu quintal. Zé Paçoca, então, contrata o leitor como seu ajudante, passando a consultá-lo ao longo da investigação, apresentando algumas pistas e pedindo-lhe que escolha caminhos para encontrar o suspeito. Por isso são disponibilizados diferentes e divertidos boxes, alguns até com mensagens escritas em códigos.

Com esse enredo, a narrativa também trata de assuntos sérios e que merecem destaque, entre eles: os impactos negativos do lixo depositado de maneira irregular, os problemas decorrentes da falta de saneamento básico e os cuidados necessários com o meio ambiente. “Espero que os jovens se disponham a participar do livro, já que não é uma obra onde ele simplesmente lê. O livro diverte e também conscientiza o leitor sobre as nossas escolhas, que são importantes e podem afetar muita gente e, também, o meio em que vivemos”, destaca a autora.

Um caso muito sujo faz parte da coleção Descubra se for capaz!. Além de possuir uma história interativa e divertida, a série traz temas que estão em evidência e convida o leitor a refletir sobre eles de forma dinâmica e atrativa.

Shirley Souza já escreveu mais de 25 livros para crianças e jovens. Em 2008, ganhou dois prêmios importantes: o Jabuti, aqui no Brasil, e o Prêmio Jóvenes del Mercosur, na Argentina – ambos por títulos escritos para adolescentes.

Edu Cardoso traz para seus desenhos muito das pinturas de suas telas: a paisagem do nosso interior, o colorido de seus quadros e um toque de fantasia que convida o leitor a se aproximar ainda mais da obra.