Celso Antunes discorre sobre disciplina em sala de aula em seu novo livro | Paulus Editora

Releases

26/09/2012

Celso Antunes discorre sobre disciplina em sala de aula em seu novo livro

Por Imprensa

Serviço
Título: (In)Disciplina e (Des)Motivação
Autor: Celso Antunes
Coleção: Didática
Acabamento: Brochura
Formato: 13,5 cm x 21 cm
Páginas: 72
Área de interesse: Educação

Terceiro título da coleção Didática, (In)Disciplina e (Des)Motivação, lançamento da PAULUS, traz à tona um tema bastante discutido na área da educação: a disciplina em sala de aula. Escrito por Celso Antunes, assim como os outros livros da série, a obra mostra a professores, alunos de licenciatura e pedagogia, gestores escolares e demais interessados no assunto os principais passos para uma boa administração da disciplina em escolas públicas e particulares.

“Buscar elementos que ajudem a administrar a questão da disciplina em sala de aula pressupõe em primeiro lugar transformar a ideia de disciplina em um ‘valor’, isto é, fazer com que ela seja vista como uma qualidade humana, imprescindível à convivência e fundamental para as relações interpessoais” explica o autor.

Com linguagem simples e objetiva, a obra analisa a definição de indisciplina, as condições facilitadoras para a conquista da disciplina em sala de aula, a motivação, entre outros aspectos. No terceiro capítulo, Celso Antunes discorre sobre o bullying como consequência da indisciplina.

“Uma escola jamais pode se parecer com uma delegacia de polícia. Desse modo, a preocupação educativa necessita preceder a ação identificadora e disciplinadora. Bem mais importante que saber quais são as vítimas e seus algozes é descobrir caminhos e estabelecer metas para se conseguir uma profunda mudança comportamental”, alerta.

O leitor também encontrará reflexões sobre a relação entre motivação e disciplina, autoestima, postura profissional, alegria em sala de aula. O objetivo é chamar a atenção, de maneira sensível, para o tema da disciplina, que quando não contornada torna-se um sério problema para os docentes, os alunos, a escola e a família.

Dividida em seis capítulos, a publicação fornece ainda uma relação de dicas de leitura para o leitor se aprofundar no assunto, tornando-se ferramenta de apoio para professores, coordenadores escolares e todos que lidam ou se interessam pela arte de ensinar.

(In)Disciplina e (Des)Motivação pertence à coleção Didática, série lançada este ano pela editora, cujo propósito é contribuir para que a escola usufrua o máximo possível das discussões propostas.

Celso Antunes é mestre em ciências humanas, especialista em inteligências e cognição, membro fundador do Todos pela Educação (SP), consultor e participante do grupo Embajadores de La Educación. Foi professor de todas as séries e níveis de escolaridade, participou de inúmeros projetos públicos e privados sobre desafios educacionais, foi diretor de grandes colégios particulares de São Paulo, professor de cursos de pós-graduação e diretor acadêmico de instituições de Ensino Superior. Autor de mais de 180 livros didáticos e paradidáticos, escreveu mais de 80 obras sobre temas educacionais, editadas pelas mais importantes editoras brasileiras e traduzidas em diferentes países da América Latina, América do Norte e Europa. Escreve periodicamente para as maiores revistas educacionais do país e do exterior, faz palestras em todos os Estados brasileiros e em inúmeros países.